Elas parecem intermináveis. Aliás, algumas obras prometidas para a Copa de 2014, que nem saíram do papel, serão.
Porém, com todas as adversidades possíveis, aos poucos, Porto Alegre vai se livrando do título de obras da Copa. A mais nova que deixará essa vergonhosa lista é a troca do pavimento do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa.
A data do término dos trabalhos já é conhecida. Na próxima terça-feira (31), as máquinas e operários que ainda restam deixarão a região. Na ocasião, a prefeitura percorrerá os 2,2 quilômetros que receberam obras, entre a Avenida Bento Gonçalves e a Rua Desembargador André da Rocha.
- Iremos percorrer todo o trecho da obra para atestar que entregaremos mais conforto e segurança aos porto-alegrenses. Como tenho dito, nosso compromisso é com o avanço e com as entregas. Vamos fazer de Porto Alegre uma cidade mais segura, bonita e desenvolvida - destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro.
A segunda parte da troca do pavimento começou em maio de 2020 pela construtora Sultepa. Os trabalhos deveriam durar 12 meses. Porém, ela precisou sofrer duas modificações de prazo. Ao todo, essa troca de asfalto custou R$ 4,61 milhões.
A obra perdeu o financiamento da Caixa Econômica Federal depois de ficar seis anos parada. A prefeitura demorou muito tempo para retomar os serviços. Depois de vários alertas, o banco anunciou que estava suspendendo o contrato.
Histórico de problemas
A primeira parte foi executada entre 2012 e 2014. Apenas metade do serviço previsto foi realizado. Em maio de 2016, a prefeitura informou que estava cancelando o contrato. Na ocasião, foi dito que a construtora Brasília-Guaíba, responsável pelo contrato, apresentava dificuldade financeira ao passar por um processo de recuperação judicial. Uma nova licitação foi realizada em 2019.