A revitalização da orla do Guaíba está chegando ao fim. As obras deveriam ficar prontas até 30 de agosto. Porém, serão necessárias mais algumas semanas para que todos os ajustes possam ser feitos.
Enquanto os últimos reparos são realizados, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi) organizou eventos que serão realizados ao longo do mês de setembro. Eles servirão como uma espécie de test-drive e ocorrerão nas quadras de grama sintética, de concreto, de areia, de vôlei e de tênis.
- A obra está praticamente concluída. Ainda assim, por tratar-se deste que será um dos mais importantes espaços públicos da nossa cidade, queremos garantir que cada detalhe seja ajustado e vistoriado - destaca o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
Além disso, serão realizadas vistorias guiadas aos playgrounds. Pessoas com deficiência testarão os equipamentos de acessibilidade do parque.
Um evento final ocorrerá na pista de skate, com a presença de atletas do esporte. Depois disso, a retirada dos tapumes e das cercas irá ocorrer na primeira quinzena de outubro, quando toda a população terá acesso ao trecho entre o Arroio Dilúvio e o Parque Gigante.
- Durante o mês de setembro, realizaremos uma série de “testes-drives”, para garantir que aqueles que de fato farão uso dos equipamentos, possam testar e atestar que o trecho 3 da Orla está pronto para receber os porto-alegrenses, turistas e eventos esportivos - conclui o secretário.
Atualmente, os serviços estão 95% concluídos. Ainda são necessários ajustes nos gramados, instalação de louças e metais nos bares e banheiros, além da implantação de sinalização. Nos próximos dias, os transformadores, que irão dar a iluminação definitiva do parque, serão instalados.
O contrato com o consórcio ACA/RGS terá validade até 23 de outubro. Mesmo após essa data, as empresas poderão ser acionadas caso seja necessário fazer alguma correção ao longo do traçado de 1,6 quilômetro.
O trecho ainda conta com estacionamento para 150 veículos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 53,4 milhões.