Na reta final. Assim é descrito o atual momento da revitalização do novo trecho da orla do Guaíba pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
Faltando 41 dias para a data prevista de entrega, os trabalhos seguem em diversas frentes. Dez obras ainda estão em execução. Aliás, a prefeitura já começa a trabalhar nas datas de inaugurações e abertura dos espaços.
Das que estão mais perto de serem finalizadas estão a construção da pista de skate - 97% -, das arquibancadas - 97% -, da instalação da rede de água - 96% -, de redes de elétrica e lógica - 95% -, do reservatório - 94% -, e a construção do passeio e pavimentação - 93%.
Um pouco mais atrás ainda estão as intervenções nas 29 quadras esportivas - 90% -, a construção de uma pequena ponte - 87% -, o paisagismo - 80% -, e a construção das edificações - 75%. Nesta terça-feira (20), a prefeitura realizou o leilão para escolha dos permissionários que ficarão responsáveis pelos três novos bares.
- Tivemos um avanço importante nesta última medição. Serviços importantes como a instalação das academias, do reservatório e das redes de drenagem foram totalmente concluídos - afirma o secretário Pablo Mendes Ribeiro.
O estacionamento - com 150 vagas - também já está pronto e é a única área em uso até agora. A obra como um todo está 90% concluída.
Voltado à prática de esportes, o trecho de 1,6 quilômetro, entre o Anfiteatro Por do Sol e o Parque Gigante, terá duas quadras poliesportivas, cinco de futebol de grama sintética, uma de futebol de areia, 12 de vôlei de areia, três de beach tênis, duas de tênis e quatro quadras infantis.
O investimento no espaço é de R$ 55,5 milhões. Contratualmente, a obra, que começou em novembro de 2019, deveria ter sido concluída em outubro do ano passado. Em janeiro, a data foi postergada para 30 de agosto.