Seis anos depois, a obra da nova ponte do Guaíba se encaminha para atingir uma etapa que vem sendo prometida desde 2018: a liberação parcial da travessia. Pelos planos do governo federal, os veículos já começarão a usar a elevada no mês de novembro.
Para que isso ocorra, o Consórcio Ponte do Guaíba tem se desdobrado para cumprir o planejamento. Uma parte dos serviços já está praticamente concluída. Asfalto, sinalização e iluminação já começam a compor a obra, principalmente na região sobre a freeway e o vão principal do Guaíba.
Mais de dois quilômetros de pista já receberam a camada de sete centímetros de asfalto e estão com o pavimento concluído. A pintura das faixas de tráfego já foi finalizada em mais de um quilômetro da estrutura. Também está ocorrendo a instalação da iluminação e a sinalização da nova travessia.
O trabalho mais atrasado está concentrado na região das ilhas de Porto Alegre. Ainda é necessário unir a ponte na Ilha Grande dos Marinheiros. Além desta etapa, um novo viaduto está sendo construído no quilômetro 99 da BR-290. No mês de outubro serão concluídas as instalações das vigas. Depois disso, ainda será necessário colocar as lajes e concluir a pavimentação e sinalização.
A ponte terá três dos sete acessos entregue num primeiro momento. Já o término das alças que dependem da retirada de 500 famílias das vilas Areia e Tio Zeca segue indefinido, pois sequer foram marcadas as audiências de conciliação na Justiça Federal. O Dnit precisa fazer o pedido para que as datas das negociações sejam agendadas.
A nova ponte terá ao todo 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros entre pontes, alças e viadutos. A estimativa do Dnit é que 50 mil veículos utilizem a travessia diariamente.
As obras começaram em outubro de 2014 e deveriam ter ficado prontas em 2017. Mais de 90% dos trabalhos já foram finalizados neste período. A construção é uma prioridade para o governo Bolsonaro. Tanto que o presidente deverá comparecer na solenidade que será feita quando a travessia for liberada ao tráfego.