Menos de 30 dias depois de começar a pavimentação da nova ponte do Guaíba, o consórcio responsável pela obra já começou a fazer a sinalização da pista. Os trabalhos estão ocorrendo em ritmo forte.
O objetivo é encaixar a liberação na previsão anunciada pelo governo federal. O planejamento é fazer a inauguração parcial da travessia em novembro.
A parte da obra que mais demanda tempo, e que pode atrapalhar esse cronograma, é a construção de um viaduto sobre a BR-290, na região da Ilha dos Marinheiros. Há um mês, os serviços ainda estavam na fase da fundação e construção de pilares.
Nos demais trechos da ponte, a pavimentação prossegue. A travessia receberá uma camada de sete centímetros de asfalto sobre as lajes de concreto. Também já está ocorrendo a instalação dos postes da iluminação pública.
Faltará ainda a colocação das placas de trânsito antes da inauguração. Também precisarão ser instadas as lajes que vão cobrir a ponte sobre a Avenida Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Marinheiros.
Se tudo transcorrer dentro do prazo estabelecido, apenas as alças que não dependem da remoção das 500 famílias que ainda faltam ser removidas é que deverão ser concluídas. Dessa forma, quem está se deslocando de Eldorado do Sul para Gravataí, ou no sentido contrário, é que poderá passar pela estrutura. Também será possível se deslocar entre a Avenida Castello Branco e a zona sul do Estado, em ambos sentidos.
Já o término das alças que dependem da retirada de 500 famílias das vilas Areia e Tio Zeca segue indefinido, pois sequer foram marcadas as audiências de conciliação na Justiça Federal. O Dnit precisa fazer o pedido para que as datas das negociações sejam agendadas.
A construção da nova ponte do Guaíba é uma prioridade para o governo Bolsonaro. Tanto que o presidente deverá comparecer na solenidade que será feita quando a travessia for liberada ao tráfego. As obras começaram em outubro de 2014 e deveriam ter sido concluídas em três anos.