Foi dada a largada para o retorno dos pedágios em trechos da BR-116 e da BR-290 no Rio Grande do Sul. A primeira reunião técnica foi realizada na quinta-feira (17), em Brasília entre o Ministério da Infraestrutura, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o consórcio LOGIT – ATP – QM – JGP, responsável pelos estudos.
O levantamento completo envolve 5.348 quilômetros de rodovias federais, em 11 estados brasileiros, com investimento de privado de R$ 30 bilhões. Mas o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, citou quatro dos 12 trechos como prioritários e, na relação está a BR-116, entre Porto Alegre e Camaquã; e a BR-290, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande.
- Temos que colocar cada projeto de pé e dentro do prazo, mas alguns eu vou cobrar para que sejam solucionados de forma mais célere, porque algumas rodovias incluídas precisam de soluções urgentes - disse o ministro.
A previsão é que os estudos sejam concluídos até junho 2021. Já os leilões estão previstos para 2022.
Os dois trechos já contaram com pedágios. As cancelas em Eldorado do Sul, na BR-290 foram levantadas em julho de 2018, quando chegou ao fim o contrato com a Triunfo Concepa. Já os trechos da BR-116, em Guaíba; e da BR-290, em Eldorado do Sul e Pantano Grande, deixaram de ter cobrança em dezembro de 2013.
Ainda não se sabe se no caso das duas rodovias gaúchas serão realizados um ou dois leilões. Sobre a BR-290, o vencedor deverá concluir as obras de duplicação de 115,7 quilômetros, entre Pantano Grande e Eldorado do Sul.
Os trabalhos foram iniciados em outubro de 2014 ao custo de R$ 583,55 milhões. Havia previsão de que a obra fosse concluída até outubro de 2017. Porém, dos quatro lotes, poucas obras iniciaram e ainda não foram finalizadas, como a construção dos viadutos e seus acessos em Charqueadas e Pantano Grande.