Quem passa pela BR-290, na região das ilhas de Porto Alegre, vê a mudança que a paisagem está sofrendo. Um viaduto está surgindo no quilômetro 99 da rodovia.
Ele é peça-chave para que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) possa conseguir cumprir seu planejamento de liberar o tráfego de veículos sobre a nova ponte do Guaíba. A data da inauguração não foi confirmada, mas os prazos foram ajustados para realizar a cerimônia dentro da promessa que o próprio ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez ao dizer que ela ficaria pronta em outubro.
Não será neste mês que a tão sonhada travessia será usada. A meta agora é focar no mês de novembro. Dessa forma, o viaduto precisará ser concluído em 30 dias.
Desde que decidiu entregar a obra parcialmente - a ponte terá três dos sete acessos entregue num primeiro momento - esta elevada é a última das obras a ser iniciada. Hoje, ela é que pode adiar novamente os planos desta inauguração.
O ritmo dos trabalhos no viaduto que está sendo construído sobre a BR-290 precisa ser acelerado para que o prazo seja cumprido. Desde terça-feira (13), até 28 de outubro, um cronograma foi montado para realizar a instalação das vigas do viaduto. Finalizada essa etapa, ainda será necessário colocar as lajes pré-moldadas, aplicar o asfalto e instalar a sinalização.
Enquanto essa parte da obra está mais atrasada, a construtora Queiroz Galvão, já realiza pavimentação e sinalização da nova travessia. Mais de dois quilômetros de pista já receberam a camada de sete centímetros de asfalto e estão com o pavimento concluído. A pintura das faixas de tráfego já foi finalizada em mais de um quilômetro da estrutura.
A nova ponte terá ao todo 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros entre pontes, alças e viadutos. A estimativa do Dnit é que 50 mil veículos utilizem a travessia diariamente.
Já o término das alças que dependem da retirada de 500 famílias das vilas Areia e Tio Zeca segue indefinido, pois sequer foram marcadas as audiências de conciliação na Justiça Federal. O Dnit precisa fazer o pedido para que as datas das negociações sejam agendadas.
As obras começaram em outubro de 2014 e deveriam ter ficado prontas em 2017. Mais de 90% dos trabalhos já foram finalizados neste período. A construção é uma prioridade para o governo Bolsonaro. Tanto que o presidente deverá comparecer na solenidade que será feita quando a travessia for liberada ao tráfego.