Mais uma etapa da ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre será concluída na segunda-feira (30). Neste dia, o consórcio Tratenge - Engeform responsável pela obra, deixará os dois anexos construídos. Nos últimos 90 dias, as empresas fizeram as correções necessárias na fase da transferência de operação.
A partir de outubro, a direção do hospital começa duas etapas em busca da abertura do novo espaço: o trâmite junto ao Corpo de Bombeiros para conseguir o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) e o encaminhamento da documentação necessária para obter o Habite-se na prefeitura.
A direção do hospital mantém a ideia de abrir os dois anexos até o final do ano. As primeiras áreas que passarão a funcionar nos novos prédios serão a emergência e a recepção do ambulatório.
"Não haverá, neste momento, aumento no número de leitos, consultórios ou atendimentos nem contratação de novos profissionais. Teremos, isso sim, áreas físicas maiores e condições de atendimento mais qualificadas e humanizadas", informa o hospital.
A nova emergência está sendo aumentada de 1,7 mil metros quadrados para 5,15 mil, o que irá garantir uma maior qualidade na execução dos procedimentos necessários. A ocupação dos demais pavimentos vai seguir ocorrendo a partir de 2020, de acordo com a disponibilidade de recursos e observando padrões técnicos e de segurança.
A ampliação começou a ser realizada em junho de 2014. Contratualmente, o término da construção deveria ocorrer no fim de 2017, mas foi adiado em um ano e meio.