As obras de ampliação do Hospital de Clínicas, em Porto Alegre, não serão mais concluídas em dezembro. Este é o segundo adiamento da construção.
O cronograma das obras sofreu ajustes a pedido do consórcio de empresas Tratenge Engeform, responsável pelos serviços. A previsão é que os novos prédios estejam prontos no primeiro semestre de 2019.
De acordo com a última atualização divulgada, os dois novos anexos atingiram 93% de conclusão. Parte da construção envolve a instalação de equipamentos.
- Do total do contrato da obra, 20% são equipamentos de alta complexidade, como o correio pneumático, capaz de levar medicação e bolsas de sangue do primeiro andar ao oitavo, em segundos - informa a assessoria do hospital.
Os sistemas de ar-condicionado, de segurança e de informática já estão em fase de testes. Somente após os aparelhos estarem em pleno funcionamento é que a obra será considerada concluída.
A partir de dezembro, os tapumes deverão ser retirados, o que permitirá já ser possível ver o novo jardim. O Anexo 2 deve ser o primeiro a ser aberto aos pacientes. Por ele deve se dar a entrada dos ambulatórios. A previsão é que esta liberação ocorra já no início do ano que vem.
Já o Anexo 1, que conta com o bloco cirúrgico e Centro de Tratamento Intensivo (CTI) vai demorar mais tempo para ser liberado para uso. Também será preciso realizar a construção de uma passarela que irá conectar Anexo 2 ao prédio principal. Essa obra deverá ocorrer nos próximos meses.
A obra começou a ser realizada em junho de 2014 ao custo de R$ 397 milhões. Contratualmente, o término da construção deveria ocorrer no fim de 2017, mas foi adiado pela primeira vez em 12 meses.