A ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre avançou mais 3% no mês de julho. Dessa forma, foi possível chegar ao índice de 91% de conclusão das obras. Já a colocação de equipamentos dentro dos dois novos anexos atingiu 82% do previsto. O andamento dos trabalhos foi atualizado nesta segunda-feira (03).
O prazo final da entrega do novo complexo segue mantido para dezembro. A obra, que começou a ser realizada em junho de 2014 ao custo de R$ 397 milhões, ampliará em 70% a área física do hospital.
A direção do hospital descarta liberar alguma parte da obra antes do fim do ano. Quando a ampliação for finalizada, o hospital iniciará as etapas de busca do Habite-se, do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) e do Alvará de Funcionamento. A expectativa é de que, já no primeiro semestre de 2019, será possível ocupar a nova área de emergência, com equipamento existente na atual estrutura.
Cada um dos novos prédios terá dois estacionamentos. Ao todo, serão 772 vagas, contra as 180 vagas disponibilizadas antes da obra. O começo dos trabalhos foi suspenso por seis meses em razão dos questionamentos de entidades ambientais, que reclamavam do corte de 284 árvores no local.
Mesmas vagas, mas atendimento agilizado
A inauguração da nova estrutura agilizará o atendimento no setor da emergência, mas não criará mais leitos. As 41 vagas serão mantidas, porém, a garantia é de que os pacientes passarão mais rápido pelo setor. O cálculo atual indica que um paciente que ingressa na emergência e precisa de um atendimento o mais rápido possível fica até 70 horas por lá. A meta é reduzir esse tempo para 48 horas.
Veja o andamento da obra descrito pelo hospital
A instalação dos equipamentos de sinalização de enfermagem ultrapassou 65% de execução no Anexo I. No mesmo espaço, a colocação de painéis hospitalares e de tomadas individuais alcançou aproximadamente 90%. Em relação à parte elétrica, os quadros de distribuição atingiram 90% de execução, enquanto cabos e estabilizadores de energia elétrica tiveram o serviço finalizado.
Foi dada, ainda, continuação na instalação dos vidros com persianas embutidas nas CTIs, do sexto e sétimo pavimentos do Anexo I, chegando a 80% de conclusão. A instalação de bancadas em granito alcançou 90%.
As portas de madeira, bate-macas e corrimão estão em processo avançado de colocação, assim como as pias, os lavatórios e as bacias sanitárias. Segue agora a instalação de mobiliário fixo no térreo, sexto e sétimo pavimentos do Anexo I, sendo que um terço de serviço já está pronto. Em julho, também foram finalizadas as instalações da rede de saneamento no Anexo II.