Mais uma capítulo na arrastada retomada das obras da trincheira da Avenida Cristóvão Colombo. A prefeitura de Porto Alegre realizou na quinta-feira (6) sessão na Superintendência de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal da Fazenda para recebimento de propostas para realizar os serviços que estão pendentes na passagem de nível sob a Terceira Perimetral.
Nenhuma empresa demonstrou interesse nesta nova licitação, o que já era esperado por empresas do ramo, especialistas e pela própria prefeitura. Entre os serviços que ainda precisam ser executados estão o alargamento da Cristóvão Colombo, entre as ruas Honório Silveira Dias e Luzitana, e a construção de muros de contenção e do acesso bairro - sul.
Para realizar essas obras, a prefeitura ofereceu até R$ 2,15 milhões. Antes de relançar a concorrência, a prefeitura poderá fazer uma atualização monetária dos custos da construção.
- Por se tratar de remanescente de obra, há risco de desinteresse no certame. É uma situação normal de ocorrer em licitações deste tipo - destaca o secretário adjunto de Planejamento e Gestão, Daniel Rigon.
De acordo com a Lei de Licitações, se houver nova licitação deserta, a prefeitura poderá realizar a contratação da empresa sem a necessidade de realizar nova disputa. A obra está 90% concluída. A previsão é concluir os trabalhos em oito meses após a contratação da empresa.
O contrato para a execução da trincheira foi assinado em agosto de 2012, mas a ordem de início só foi dada em março de 2013. Na época, a previsão era de um ano de serviço. Os desvios no trânsito ocorreram em julho daquele ano, mas as obras começaram só depois da Copa do Mundo, no segundo semestre de 2014.
Em outubro de 2016, com 85% de execução, os trabalhos pararam: o consórcio formado pelas empresas EPT, Serenge e Serki. As empresas desistiram da obra sob a alegação de dificuldades financeiras.
A trincheira ficou dois anos abandonada e a obra só foi retomada após mobilização da comunidade, iniciada no fim de novembro de 2018. Foi feita a pavimentação de 50 metros da Cristóvão Colombo, finalização do muro de contenção da passagem de nível e uma das alças de acesso da avenida. Os trabalhos ocorreram entre dezembro e maio.