O problema de saúde que impossibilitou a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a China exigiu ajustes na programação. Mas a expectativa do grupo que já está no país asiático, com a missão ministerial iniciada na última semana, se mantém. Representante do governo do Estado no grupo, Evaldo Silva Júnior, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), explica que a agenda “gaúcha” foi construída participando da programação oficial brasileira, mas com pautas próprias:
— Inclusive as de contato com grupos e empresas, bancos e fundos de investimentos são só pautas nossas.
Há um evento do Rio Grande do Sul com autoridades chinesas marcado para a quarta-feira (29). O Estado será “apresentado” aos chineses e eles colocarão as normas para, por exemplo, a aprovação de plantas frigoríficas. São seminários e também reuniões.
Momentos como esse são importantes não só em razão do que podem render de forma imediata, mas também no longo prazo.
— Temos de ampliar a nossa aproximação com os chineses. São o principal parceiro comercial do Brasil. Temos de ampliar as missões empresariais e de governo do RS, do Brasil para a China e da China para o Brasil também.
Silva Júnior lembra que a paciência é um dos grandes traços culturais dos chineses. E que a pressa pode ser uma inimiga de conquistas:
— Eles têm uma dinâmica de negociação muito diferente da ocidental. Fazem negócio com tempo, mas no momento que fazem, são parcerias longas, duradouras e que só vão se quebrar com a ocorrência de um fato grave.
No segmento agro, o RS busca avançar na negociação de mercado para a carne suína. Hoje já fornecedor, o Estado quer ampliar o escopo de produtos a serem negociados, a partir do reconhecimento como zona livre de aftosa sem vacinação. A certificação internacional existe, mas a validação precisa ser feita de país a país. Os gaúchos querem colocar na cesta dos chineses carne suína com osso e miúdos. Outro item agro para o qual se busca espaço é a noz pecan.