As primeiras notícias que chegam da missão ministerial brasileira na China ampliam a expectativa por conquistas buscadas para o Rio Grande do Sul. Como publicou a coluna, na comitiva estão gaúchos, empresários e líderes de entidades. Nesta sexta-feira (24), Evaldo Silva Júnior, diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), embarca para o país asiático.
— Estamos trabalhando para que o Estado possa ampliar o volume de produtos exportados — diz Ernani Polo, titular da pasta.
Uma das buscas é a da validação chinesa do status do RS de zona livre de aftosa sem vacinação, que permitira ampliar o leque de itens de já exportados, incluindo carne suína com osso e miúdos. Produtos que hoje apenas Santa Catarina pode embarcar. Outra mobilização é pela abertura de mercado para a noz pecan produzida no território gaúcho.
Por meio da Sedec, o governo do Estado vai pleitear ainda a habilitação de cinco plantas frigoríficas de aves — Languiru (Teutônia), Carrer (Farroupilha), Mais Frango (Miraguaí), Dália (Encantado) e Nova Araçá (Nova Araçá) — e uma de bovinos — o Frigorífico Silva (Santa Maria).
Nesta quinta-feira (23), no primeiro dia de compromissos oficiais, o ministro Carlos Fávaro esteve com Yu Jianhua, titular da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC) que informou sobre o fim da suspensão às exportações de carne bovina. O autoembargo havia sido adotado pelo Brasil, como manda o protocolo sanitário dos dois países, após a confirmação de um caso atípico de encefalopatia espongiforme bovina (conhecida como mal da vaca louca).
No saldo do primeiro dia, veio também a habilitação de quatro novos frigoríficos para exportação de carne — nenhum deles no Estado (são duas em Rondônia, uma no Espírito Santo e uma no Pará). Outras duas, que estavam suspensas, foram reabilitadas: uma planta de bovinos no Mato Grosso e uma de frango no RS. Na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega à China em missão oficial.
*Colaborou Carolina Pastl