Parte das ações previstas dentro do programa Avançar RS da Agropecuária, a perfuração de poços ganhou prioridade na fila de execução em razão do agravamento do quadro da estiagem no Estado. O edital que viabilizará o repasse direto aos municípios — um total de R$ 66,7 milhões — está em processo de elaboração. A estimativa da Secretaria da Agricultura do Estado é de que a publicação possa ser finalizada até o final do mês.
A busca por agilidade nas ações reflete a preocupação crescente no campo à medida que os prejuízos estão consolidados, como no milho e, por tabela, na pecuária de corte e de leite. Além da atenção máxima, com perda do potencial produtivo e necessidade de replantio, na cultura da soja.
— O que nos preocupa muito é que não temos uma perspectiva de normalização de chuva — observa Paulo Pires, presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (Fecoagro-RS).
No caso do milho, regiões como a das Missões contabilizam, conforme o presidente da entidade, de 75% a 80% de perdas.
— Precisamos que o governo do Estado auxilie as prefeituras para levar água para as casas dos produtores, para consumo próprio e também dos animais — pondera Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), que na quarta-feira (18) se reuniu com os coordenadores das regionais da entidade para tratar da estiagem.
Os relatos dos maiores problemas estão concentrados no milho, no feijão e na pecuária, e de forma mais crítica no Centro, no Noroeste e na Fronteira Oeste.
Joel reforça que a necessidade de antecipação do programa troca-troca de sementes forrageiras se fará necessária — algo que ficou na lista de tarefas dos secretários após a reunião com o governador na semana passada sobre a estiagem.
Em Brasília, o coordenador da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf-RS), Douglas Cenci, convidaria o titular do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, para acompanhar de perto a situação no Estado. Abastecimento de água e recursos para a perfuração de poços também estiveram na pauta, entre outros assuntos, em diferentes ministérios.