No cenário nacional, tanto Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) quanto IBGE apontam para uma colheita de grãos mais farta em 2023. Os efeitos da estiagem que perdura no Rio Grande do Sul, no entanto, são uma das justificativas apontadas para o tamanho dessa fartura em relação ao ciclo passado. No terceiro prognóstico da safra 2023, o IBGE estima uma produção de 296,3 milhões de toneladas que, se confirmadas, serão recorde da série histórica. Importante salientar que esse número é calculado com base nas médias, o que abre espaço para ajustes ao longo do ciclo.
As 310,9 milhões de toneladas projetadas para o país no quarto levantamento da Conab representam 1,3 milhão de toneladas a menos do que a previsão anterior. Ainda assim, um aumento de 14,5% em relação ao volume do ano passado.
A colheita de grãos do RS encolheu em 2 milhões de toneladas sobre a pesquisa anterior. Com dados coletados no final de dezembro, o corte no volume parece pequeno diante das perdas contabilizadas agora.
— De lá para cá, a situação continua piorando em vez de melhorar. Um dia com 14 horas de sol e 40 graus de temperatura, não há planta que resista — observa Carlos Bestétti, superintendente regional da Conab no Estado.
Ele acrescenta que a situação das lavouras é acompanhada e avalia que os próximos levantamentos já devem acusar mais alguma queda. No atual, no entanto, as projeções do milho foram revisadas para baixo em produtividade e produção. Na soja, a produtividade também traz os primeiros sinais, ainda que pequenos, do tempo seco que se mantém no Estado.
Presidente da Conab, Guilherme Ribeiro reforçou, em sua análise sobre a produção que grão que, no Estado, “a má distribuição das chuvas, tanto em volume como em regularidade, afeta o potencial das lavouras na maioria das regiões”.
Dados da Conab
Quarto levantamento da safra 22/23 - Rio Grande do Sul (12 de janeiro de 2023)
- Total de grãos: 38,52 milhões de toneladas
- Soja: 20,23 milhões de toneladas
- Milho: 4,69 milhões de toneladas
Terceiro levantamento da safra 22/23 - Rio Grande do Sul (8 de dezembro de 2022)
- Total de grãos: 40,5 milhões de toneladas
- Soja: 22 milhões de toneladas
- Milho: 5,13 milhões de toneladas