Buscando aproximar a agricultura familiar do consumidor urbano, 60 expositores de pelo menos cinco regiões do Estado estarão no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público da Capital, nesta semana. A Feira da Agricultura Familiar (AgriFam), que vai desta terça-feira (11) até sexta (14) , das 8h às 19h, será um momento para comprar produtos direto do produtor: queijo, embutidos, sucos, vinhos, cachaça, geleias, pães, biscoitos e massas.
A iniciativa é da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), em parceria com Secretaria de Desenvolvimento Rural, Emater e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS).
— O objetivo é colocar o evento no seio de grandes cidades, mostrando que produtos familiares têm qualidade e podem ser muito trabalhados na gastronomia — afirma o delegado da Sead, Marcio de Andrade Madalena.
Quem passar pela feira também poderá aprender a cozinhar com produtos da agroindústria familiar. A aula de culinária Cozinha Show já foi levada a eventos semelhantes em João Pessoa (PB) e Gramado. Na Capital, visitantes poderão degustar pratos feitos com produtos selecionados na AgriFam por chefs renomados, como Eloi Leite e Leonardo Coalhada.
Produção: Letícia Paludo