Além da segunda parcela do 13º salário, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) antecipou para esta sexta-feira (24) o pagamento da aposentadoria, da pensão e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) para moradores dos municípios em calamidade pública no Rio Grande do Sul. Então, está ocorrendo o depósito de todos os valores de maio e, para quem solicitou, de junho.
No caso do 13º, o cidadão está recebendo a segunda parcela. A primeira já foi paga em abril. Importante lembrar que neste segundo pagamento há o desconto do Imposto de Renda.
"Vale lembrar que será pago o valor da folha mensal mais a segunda parcela do 13º salário, exceto para o BPC uma vez que esse benefício não gera direito ao abono anual. Nos casos em que a agência bancária da localidade estiver fechada, recomenda-se que a pessoa verifique nos canais de atendimento do banco qual é unidade bancária alternativa ou mais próxima para atendimento. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil mobilizaram carretas para facilitar o atendimento.", diz o INSS em nota.
O Rio Grande do Sul recebe R$ 5,61 bilhões do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS. A estimativa é do economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, Oscar Frank, cruzando o número de beneficiários (2,25 milhões) e seu rendimento médio no Rio Grande do Sul (R$ 2.331).
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna