Devido à enchente, a montadora japonesa Toyota passou a nacionalizar em Vitória (ES) as caminhonetes que passavam pelo processo em Guaíba, na região metropolitana de Porto Alegre. Os veículos importados da Argentina são faturados e ganham algumas peças no centro de distribuição gaúcho. A expectativa, porém, é de que a transferência seja temporária, mas concessionárias da marca estão com informações diversas.
Questionada, a empresa não deixou claro à coluna, falando apenas que a unidade de Guaíba é parte estratégica na América Latina e que seguirá na busca por manter sua "alta relevância na operação brasileira". Diretor da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Guaíba, Cleber Quadros recebeu a garantia de que foi por tempo determinado e que já está sendo retomada a operação gaúcha.
— Tenho falado muito com a montadora, colocado toda nossa estrutura à disposição, inclusive para manter a segurança da operação. Eles nos garantiram que foi apenas uma carga de 2 mil veículos que tinha prazo para entrega e acabou passando pelo Espírito Santo — conta.
A preocupação de Quadros é compreensível. Agora em 2024, a Toyota passou a ser a maior geradora de impostos do município, passando a gigante da celulose CMPC. Havia, inclusive, a esperança de que a montadora japonesa destinasse a uma ampliação no Estado parte do investimento de R$ 11 bilhões anunciado para o Brasil.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna