Estão para ser anunciados investimentos de montadoras de veículos no Rio Grande do Sul. A expectativa foi confirmada pelo governador Eduardo Leite em entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha. Ele não detalha quais são as empresas, pois as informações são confidenciais, mas confirma que há negociações em andamento.
A coluna já tinha noticiado recentemente a ansiedade de duas cidades gaúchas para receberam alguns dos bilhões de reais anunciados para o setor automotivo do Brasil. Em Gravataí, espera-se ampliação da fábrica da General Motors (GM). Já em Guaíba, a ideia é nacionalizar outros modelos no centro de distribuição da Toyota ou ainda avançar para outras operações da empresa no município.
Os investimentos eram em projetos de descarbonização dos veículos. Provavelmente, envolverão modelos híbridos, movidos a combustão e eletricidade. Chefe da Casa Civil, Artur Lemos destaca ainda a aposta da Toyota em veículos a hidrogênio verde, combustível que o Estado tem estudado como nova cadeia econômica.
Áreas de preservação
O governador Eduardo Leite também disse estar aguardando análise da Secretaria Estadual do Meio Ambiente para decidir se vai sancionar a lei aprovada na Assembleia Legislativa que flexibiliza regras para uso das áreas de preservação ambiental (APPs). O tema é polêmico entre ambientalistas, que entendem a intervenção como agressiva e pedem o veto, e o agronegócio, que afirma ser essencial para avançar na irrigação. A fala de Leite foi interpretada como favorável à sanção. O prazo é cinco de abril.
Ouça a entrevista completa:
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna