Agenda
É esperado o anúncio das primeiras medidas econômicas do novo presidente da Argentina, Javier Milei. O país vive uma crise intensa, com hiperinflação e desequilíbrio das contas públicas. Saiba mais: O recado às empresas daqui quando Milei diz: “Não há dinheiro”
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho está no Rio Grande do Sul. Veja o que ele antecipou à coluna: Querosene "verde" para aviões: o que falta e o nosso potencial neste mercado
Banco Central divulga o relatório Focus, com previsões do mercado para os principais indicadores da economia.
A semana tem decisões sobre juro no Brasil e nos Estados Unidos. As definições serão divulgadas na "Super Quarta". Aqui, expectativa de nova redução de 0,5 ponto percentual. Nos Estados Unidos, a taxa deve ser mantida.
Semana intensa também no Congresso, com a votação de vetos ao novo arcabouço fiscal e à desoneração da folha de pagamentos. Votação do projeto de lei que revisa a tributação das subvenções do ICMS, essencial para o Ministério da Fazenda aumentar a arrecadação a partir do próximo ano. Também estão na pauta decisões sobre a tributação de apostas online e sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.
Petróleo abre semana em alta, mas com barril a US$ 76.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) divulga sua pesquisa de Natal. Veja alguns dados já destacados pela coluna: Ano do porto-alegrense fecha com menos compras e com reserva de dinheiro, diz pesquisa
Pílulas
Ibovespa subiu 0,86%, aos 127.093 pontos. Dólar subiu 0,42%, fechando em R$ 4,93.
Foi a primeira semana do Ibovespa no negativo depois de seis semanas positivas.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna