O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Na primeira grande data após a reabertura, o Aeroporto Salgado Filho teve um movimento 19% menor do que no mesmo período de festas de final de ano de 2023. Segundo estimativa da Fraport, que administra o terminal em Porto Alegre, 370,1 mil pessoas passaram pelo local entre os dias 15 de dezembro e 5 de janeiro, período das comemorações. No mesmo intervalo, entre os anos de 2023 e 2024, foram 456 mil passageiros.
O número de voos também foi menor, 2.440 agora contra 3.456 no mesmo recorte de comparação entre um ano e outro. Os motivos, claro, ainda são os transtornos trazidos pela enchente de maio, que deixou o aeroporto fechado por cinco meses, levando a uma operação restrita pela Base Aérea de Canoas. A reabertura ocorreu em outubro, mas é importante lembrar que a compra de passagens para viagens na virada do ano é tradicionalmente feita em meados de julho, quando são planejadas as férias e passeios de verão. No Rio Grande do Sul, na metade do ano, ainda havia grande incerteza sobre as datas de volta do funcionamento do terminal.
Não à toa, a Fraport destaca que a retomada de movimentação de passageiros no Salgado Filho é gradual, mas consistente. Ou seja, deve aumentar nas próximas semanas e meses. Na comparação, dezembro de 2024 teve 77% do movimento de dezembro de 2023. Agora, neste mês, a expectativa é chegar a 90% em relação ao janeiro anterior. Espera-se ainda para o primeiro semestre de 2025 alcançar a normalidade.
Com a volta dos voos internacionais em dezembro passado, o número de chegadas e partidas também deve crescer nos próximos tempos, observando o planejamento das companhias aéreas. A Fraport, no entanto, aponta que as taxas de ocupação das aeronaves estão maiores agora, representando uma otimização dos voos em comparação com o ano anterior.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna