Barulhos de rodinhas de malas, de elevadores e de passos apressados se misturavam ao som de trompete e tambor, clássicos de bandinhas alemãs, no aeroporto Salgado Filho, no início da manhã desta segunda-feira (21). Tudo isso faz parte do primeiro dia de operação de pista no maior terminal aéreo do Estado.
O local ficou cinco meses sem pousos e decolagens em razão de danos causados pela inundação. A retomada começou com aumento gradativo do movimento. Até as 11h, passageiros, trabalhadores e entidades ligadas ao turismo e de outros serviços circulavam pelo terminal sem transtornos.
A advogada Mônica Rossi, 57 anos, moradora de Porto Alegre, se encaminhava para a área de embarque, por volta das 7h. Com viagem marcada para São Paulo, Mônica disse que usou Florianópolis, Caxias e a Base Aérea de Canoas durante o período de interrupção da pista do Salgado Filho. Mesmo com modelo organizado nesse formato original, ela comemora a economia de tempo com a volta do aeroporto de Porto Alegre:
— Estou muito feliz porque a gente economiza tempo, que é algo muito precioso. Ganhamos em qualidade de vida e também. Além disso, é muito importante para o Estado, que está retomando suas atividades.
Por volta das 8h30min, os primeiro passageiros chegaram ao espaço do piso um. Por alguns instantes, a energia sobrecarregou e a luz caiu no local em alguns momentos. Luzes de emergência eram acionadas por alguns minutos até a retomada do serviço.
Nas áreas principais de check-in, embarque e desembarque, o vaivém de pessoas era mais intenso, mas sem transtornos. A praça de alimentação e as lojas começavam a receber clientes no decorrer da manhã. Se alguém chegasse no local sem saber do espraiamento da inundação em boa parte do terminal, esse fato passaria despercebido em razão da reforma que deixou a parte interna com aspecto de novo e sem lembranças da destruição nos ambientes liberados para circulação.
A psicóloga Suien Braga, 39 anos, foi a primeira passageira a cruzar a área de desembarque. Emocionada com a festa no saguão, disse que estava muito feliz com a receptividade e a possibilidade de fazer o trajeto São Paulo-Porto Alegre com mais frequência. Ela é gaúcha, mas mora em SP.
— É outra vida, né? Lá na base aérea, era improvisado, tinha toda a questão do transporte, de chegar com antecedência no aeroporto, mas descer aqui é participar de uma história. É emocionante. E vou conseguir vir com mais frequência — resumiu.
Problemas pontuais no sistema de energia
Até as 11h, os registros de contratempos eram poucos. Além da falta de luz no desembarque, o sistema de ar-condicionado parecia não dar conta e a sensação de calor aumentava em alguns locais com maior número de pessoas. Por meio do sistema de som, a concessionária informava sobre essas possíveis adversidades.
A Fraport disse, pela manhã, que são problemas pontuais em razão da operação parcial, e que equipes estão de prontidão para tentar solucionar essas intercorrências, que podem ser registradas em momentos de pico da operação.
À tarde, em novo comunicado à imprensa, a Fraport informou ter realizado a regulagem de um disjuntor para atender o aumento da demanda de energia no terminal de passageiros, o que, segundo a concessionária, reestabeleceu os sistemas. A nota aponta que a situação específica não gerou nenhum atraso em pousos ou decolagens e que a operação de retomada parcial dos voos ocorreu sem maiores transtornos.
Antes, em coletiva, a CEO da Fraport, Andreea Pal, comemorou a reabertura da pista e disse que a operação ocorreu de forma tranquila no asfalto reformado. Também citou os contratempos verificados na operação parcial e destacou que a empresa tem capacidade suficiente para operar, mas vai enfrentar problemas porque o sistema de energia ainda é temporário. A executiva ainda lembrou que 10 subestações do complexo foram alagadas e estão ainda em recuperação.
— Pode ser que tenhamos problema de wi-fi. E com certeza vamos ter problema de ar-condicionado, porque a instalação não está recuperada. Então, decidimos começar assim porque é importante ter a pista, é importante ter os passageiros, mas não está perfeito. Provavelmente, em dezembro, vai ser muito melhor, e algumas coisas vão até março do próximo ano — explicou.
A CEO da Fraport reforçou que a empresa investiu R$ 170 milhões nos últimos anos no sistema de drenagem do terreno. Agora, segundo Andreea, existe expectativa de que o município e o governo do Estado façam “tudo possível para evitar que isso aconteça de novo”.
O governador Eduardo Leite comemorou a volta das movimentações na pista do Salgado Filho. O chefe do Executivo destacou a importância do local para a economia e para a retomada do Estado após a inundação:
— É um sentimento muito positivo. Injeta ânimo, confiança. Além disso, tem o impacto econômico, da movimentação, do turismo, dos negócios, que um aeroporto naturalmente movimenta. Tem também esse impacto imaterial, mas que é importante, de esperança, de confiança nessa retomada do Estado.
Ansiedade na reabertura
O vendedor Calebe Ramos, 25 anos, morador de Guaíba, aguardava o embarque para viajar de avião pela primeira vez no aeroporto Salgado Filho. Com previsão de chegar em Guarulhos por volta do meio-dia, o jovem esperava ansioso na praça de alimentação, tentando adiantar algumas coisas do trabalho em um notebook.
— Achei que ia estar um lugar bem congestionado, tipo com cones e tudo mais, mas estava bem tranquilo, estava tudo bem organizado, o pessoal agilizando, dando orientação para quem não conhece muito bem, que é o meu caso. Então estava bem tranquilo.
De Porto Alegre a Congonhas
Camilla Mahon, 31 anos, aguardava voo para Congonhas por volta das 7h30min. Natural de Recife (PE), mas morando no Rio Grande do Sul, Camilla disse que estava com um pouco de receio sobre como seria seu voo nesse primeiro dia de pousos e decolagens no aeroporto da Capital.
Após realizar o procedimento de embarque sem problemas, Camilla disse que o voo dela atrasou um pouco para sair em razão do grande movimento de pessoas, mas destacou que o processo, no geral, foi tranquilo.
— Foi tudo certo, o voo foi tranquilo. Nossa chegada aqui em Congonhas também. Então, assim, foi bem dentro das expectativas, foi bem positivo — afirmou, na chegada ao aeroporto de São Paulo.
Balanço e projeção para novembro
Por volta das 11h, a Fraport contabilizava nove chegadas e quatro partidas, todas sem intercorrência maior. Na parte externa, os estacionamentos e os locais destinados a táxis funcionavam normalmente no fim da manhã desta segunda-feira. O tráfego aumentava, mas sem registros de congestionamentos. Em algumas cancelas, profissionais da empresa de estacionamento orientava motoristas sobre o funcionamento.
Nesta segunda, a expectativa da Fraport era de operar 71 voos no terminal, com cerca de 9 mil passageiros. No fim da tarde, a empresa atualizou o quantitativo de passageiros para 9,8 mil pessoas e destacou a projeção de passar a operar, a partir de novembro, 122 frequências de voos.
Leia a íntegra da nota:
"Na manhã de 21/10, os pousos e decolagens de voos domésticos foram retomados no Porto Alegre Airport. A operação em pista reduzida (1.730m) será gradual, com uma capacidade total de receber até 128 frequências domésticas diariamente, aproximadamente 12 operações por hora, entre 8h e 22h. Neste primeiro dia são aguardados 71 movimentos, com cerca de 9.800 passageiros, entre pousos e decolagens. Em novembro, esse movimento deve chegar a 122.
— A equipe da Fraport Brasil e toda a comunidade aeroportuária comemoram a retomada dos voos domésticos ao Porto Alegre Airport. Fazemos acontecer todos os dias e recebemos de braços abertos os passageiros nessa retomada. É uma grande conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia — comenta Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.
No início da manhã o aeroporto apresentou queda de energia elétrica. Foi necessária a regulagem de um disjuntor para atender o aumento da demanda de energia no terminal de passageiros. As equipes atuaram para corrigir o problema e os sistemas já foram reestabelecidos. A situação específica não gerou nenhum atraso em pousos ou decolagens. A operação de retomada parcial dos voos ocorreu sem maiores transtornos.
Os passageiros foram recepcionados com muita festa neste primeiro dia. Aqueles que chegaram e partiram nos primeiros pousos das empresas Azul, Gol e Latam, receberam uma bag tag da administradora do aeroporto. Em frente ao desembarque doméstico, a Secretaria de Turismo do Estado e diversas entidades do ramo estavam presentes com personagens e representantes nessa retomada."