Restaurante familiar da Zona Norte de Porto Alegre com três anos de mercado, o Picanha's Grill passou a ser completamente vegano desde o início de junho. A decisão já vinha sendo planejada há algum tempo, mas a transição completa aconteceu agora. Isso porque a família que cuida do restaurante é praticamente toda vegana, com exceção de uma pessoa que está ainda tentando fazer a transição. Começou pela filha da dona e os demais aderiram à prática, quando a pessoa, diferente de um vegetariano, não come alimento algum que tenha origem animal.
- Estava bem difícil continuar servindo carnes. Inclusive para o meu marido, Evandro, que ainda é carnista. Ele quer muito virar vegano, apoia a causa e está muito empolgado com o veganismo - comenta a empresária Zelinda de Lima, que já era vegetariana e casada com Evandro, que come carne, mas está virando vegano aos poucos. Ou como eles brincam: "Passando para o lado veg da força".
Nas redes sociais, o aviso da mudança brusca tinha o título "O Picanha's Grill Veganizou", seguido pela assinatura "Go Vegan", expressão bastante usada no veganismo e traduzida como "Seja vegano". Os perfis passaram a ser @picanhasgrillveg, que ficou como o novo nome da churrascaria. Ao menos, por enquanto.
A família proprietária do restaurante adaptou o cardápio em partes. Primeiro, deixando o sábado só com opções veganas. Depois, as noites. E agora, então, ficou 100%. Zelinda garante que recebeu o apoio de clientes que já eram veganos, mas conta que o novo cardápio também conquistou que come carne.
- Alguns viraram as costas quando ouviram que não tem mais carne, mas a maioria resolveu dar uma chance e experimentar. E gostaram, elogiaram e até disseram nem sentir falta - diz a dona do Picanha's Grill.
Entre os lanches servidos à noite, está o picadão, xis, à la minutas, pastéis e xis calota. No almoço, as opções com carne foram substituídas por base de seitan, que é proveniente do glúten do trigo e pode ser assada, cozida, fritada.
Quem tiver interessado pode pedir delivery pelo WhatsApp (51) 99951.5791 ou pelo telefone 3340.6249. No almoço, que é das 11h às 14h, o bufê livre sai por R$ 13,90, com sobremesa e suco liberado. O restaurante está seguindo os cuidados em relação à covid-19 e recomenda o uso da opção pegar e levar, também chamado de takeaway.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista