Empresa gaúcha de geradores elétricos com 73 anos de mercado, a Stemac saiu da recuperação judicial com um faturamento previsto para 2024 de R$ 420 milhões, 50% acima de 2023. O pedido foi feito à Justiça em 2018, quando a dívida da empresa estava em R$ 700 milhões, conforme a coluna noticiou na época.
Vice-presidente executivo da Stemac, Valdo Marques já estava no comando da empresa, que enfrentou efeitos da longa recessão brasileira em 2015 e 2016. Agora, o executivo destaca que foram cumpridas todas as obrigações do plano de reestruturação.
A Stemac mantém sua sede em Porto Alegre, onde fica toda a gestão da empresa.
- Temos ao redor de 300 funcionários aqui. Toda a direção, a gestão comercial, supply, serviços, controladoria, pessoas e TI também - detalha o executivo.
A produção está centralizada na fábrica de Itumbiara, no interior de Goiás, que tem capacidade para produzir 1,5 mil equipamentos por mês. Já as 50 operações comerciais e de serviços ficam espalhadas pelo país.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: cidade de data centers, supermercado estreia no Litoral, 1,5 mil m² de piscinas e mais
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna