O preço da carne bovina tende a subir para o consumidor do Rio Grande do Sul. O motivo está a redução da oferta, provocada, entre alguns fatores, pelas enchentes na região da Campanha.
A chuva e o vento em excesso dificultam a retirada do gado do campo. Há cortes, como o dianteiro, que subiram de R$ 8,20 para mais de R$ 10 para venda às lojas, observa um associado à Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).
— Essa dificuldade de retirar o gado reduz a matéria-prima, elevando preços — comenta o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo.
Além disso, resgato colunas da colega Gisele Loeblein, que cobre o agronegócio para GaúchaZH, destacando a alta da exportação, o que também tende a elevar preços. Os embarques bateram recorde. Confira:
Apetite por produto brasileiro faz exportações de carne bovina terem resultado histórico
Exportações em alta engordam preço da carne bovina
Arroz
As plantações de arroz também estão sendo bastante atingidas pelas enchentes. Produtores já contabilizam prejuízos e projetam preços menores, devido à qualidade do grão. Ao mesmo tempo, a redução da oferta com aumento da exportação tende a elevar preços ao consumidor. No momento, o Rio Grande do Sul está na entressafra de arroz, o que já costuma elevar preços.
Leia também na coluna da Gisele Loeblein: Arroz mais caro no RS: entenda as razões da projeção
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista