O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Apenas 45% dos moradores da Região Sul vão viajar neste verão, segundo dados de uma pesquisa pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados e pelo Ministério do Turismo (MTur), cujos dados regionais foram obtidos pela coluna. Outros 51% responderam que não têm intenção de fazê-lo, sobretudo por não ter condições financeiras, a razão apontada por 41% dessa fatia de sulistas pesquisados.
Por óbvio, sol e praia são os principais atrativos valorizados por quem pretende viajar no período de calor, e, diante disso, Santa Catarina lidera a lista de destinos, com a preferência de 47%. Em segundo lugar, mas bem distante, com apenas 19% vem o Rio Grande do Sul entre as preferências. Os três estados do Sul, aliás, são os mais procurados, por 80%. O resultado, evidenciando destinos mais próximos, conversa com o principal meio de transporte que será utilizado: o próprio carro, por 61% dos consultados.
Entre outros recortes, os viajantes devem gastar, em média, R$ 2.831. Os passeios devem durar 11 dias e a hospedagem, para 47%, será na casa de amigos ou parentes. Apesar de a pesquisa ter sido realizada em outubro, quando o dólar recém começava a dar sinais de uma alta mais consolidada, somente 3% dos entrevistados disse que pretendia viajar para o Exterior.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna