A queda de 8% na venda de sabonete chamou a atenção da coluna Acerto de Contas na sondagem feita pela Associação Gaúcha de Supermercados sobre o consumo de frio. Está rolando menos banho, pelo visto.
A AGAS perguntou para as redes ligadas à entidade quais os produtos que aumentaram mais as vendas e os que tiveram redução mais intensa na procura pelos consumidores na semana passada, quando as temperaturas caíram bastante no Rio Grande do Sul. Foi solicitado que fizessem uma comparação com o mesmo período do mês anterior, que foi junho.
As maiores vendas não surpreendem em uma sondagem de negócios, mas provavelmente causarão um susto na balança quando os gaúchos forem se pesar no final do inverno:
Vinhos +40%
Sopas +40%
Chocolates +15%
Massas +10%
Além dos sabonetes, os supermercados destacaram a queda na venda de hortigranjeiros e cerveja. Sinaliza mudança forte no comportamento alimentar quando a temperatura cai.
Cerveja -15%
Frutas, legumes e verduras -10%
Sabonete -8%
No último sábado, a coluna trouxe o relato de diversos empresários do varejo de Porto Alegre sobre o aumento das vendas com a queda das temperaturas. Confira: Com o frio, lojistas comemoram venda de jaquetas, roupas para pet e até mocotó