![Divulgação Shopping Total Divulgação Shopping Total](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25280995.jpg?w=700)
— Impressionante como o termômetro de venda sobe quando baixa o da temperatura — comentou a gerente comercial do Shopping Total, Sílvia Rachewsky.
O comércio sempre aguarda ansioso que o frio chegue. Primeiro, porque fecha com o planejamento, já que estoques são formados por itens de inverno todos os anos e que acabam indo para liquidação se não são vendidos. Depois, porque são produtos de maior valor agregado, gerando um lucro mais "gordinho".
— As pessoas ficam mais em casa, começam a ter vontade de comprar coisas para o lar — sempre lembra Vilson Noer, fundador da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo.
E as pessoas comem mais também, diz o empresário Endrigo Pinotti, reforçando o que a gente já sente na balança. Pinotti é gerente do Empório Santa Fé, que serve refeições e funciona como padaria no bairro Jardim Botânico, em Porto Alegre.
![Divulgação Empório Santa Fé Divulgação Empório Santa Fé](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25280992.jpg?w=300)
— No bufê, tem saído o dobro de sopa do que o normal. Além disso, as pessoas querem sair menos de casa e compram comida para vários dias. Ou vêm almoçar e já levam sopa para a janta. Meu faturamento sempre aumenta no frio — conta Pinotti.
Aliás, o estabelecimento mandou cedo para os clientes pelo WhatsApp o cardápio do dia. No topo, mocotó em caixa alta era o chamariz:
![Reprodução Reprodução](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25280993.jpg?w=700)
Sílvia Rachewsky consultou os lojistas do shopping na manhã deste sábado para mandar percepções de "venda de frio" para a coluna Acerto de Contas. Assim como na Santa Fé, a praça de alimentação também percebe aumento no consumo. A Usina das Massas aumentou em 30% as vendas. Comercializando comida chinesa, o restaurante Tempero Oriental registrou alta de 20%.
Loja de roupa feminina, a Turmalina está vendendo 35% mais do que nos dias quentes, mas foi precavida e reduziu as encomendas de inverno em 30% neste ano para não ficar com estoque cheio. Comércio de confecções masculina, a equipe da Via Condotti relata ter vendido o dobro nesta semana em que as temperaturas caíram em relação à semana anterior e está 14% acima do início de julho do ano passado. Clientes procuram casacos e jaquetas, além de luva, cachecol, touca e ceroulas. Para a Pompéia, a sexta-feira, sozinha, representou a venda normal de até cinco dias.
A farmácia também aumentou venda. A Panvel do shopping contabiliza elevação de 9,55% no geral. No caso dos medicamentos para gripe, alergia e os antitérmicos, a alta é de 6,16%, ponderando que ocorre em cima já de um crescimento.
E sobrou até para a pet shop. A partir do segundo dia de frio, a Águia sentiu o aumento no ticket médio, que é o gasto por cliente. Os clientes estão procurando camas, cobertores e roupas para os animais de estimação.
Loja de confecções, a Casa Louro fez uma enquete com os clientes. Perguntou: prefere colocar várias camadas de roupa ou um casacão por cima de uma blusa fina? Confira as respostas enviadas para a coluna:
78% um casacão bem grosso
22% várias roupas em camadas
![Divulgação Shopping Total Divulgação Shopping Total](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25280996.jpg?w=700)