Como já dizia o provérbio popular que o bom filho a casa torna, Sílvia Rachewsky está de volta ao Shopping Total, em Porto Alegre. Agora, como gerente comercial e de marketing. A executiva participou da implantação do empreendimento em 2002. Era uma dos cinco consultores que trabalharam na locação das lojas. O comércio chama isso de prospecção, o que visivelmente Sílvia segue praticando em qualquer hora ou lugar.
Em 2012, a executiva saiu da direção do Total e virou lojista. Teve franquias de uma marca de cosméticos e atuou na direção do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre.
No início de 2017, voltou para a administração de centros de compras, assumindo a superintendência do shopping de Gravataí, na Região Metropolitana. Foi um desafio, já que o empreendimento estava sob intervenção judicial, o que traz diversas restrições.
O shopping era do M.Grupo, grupo econômico que deixou diversos investimentos inacabados no Rio Grande do Sul. Após vários problemas que incluíram corte da luz, a Justiça passou a propriedade para os investidores e a Pró-Overseas ficou como administradora até poucos meses atrás. A empresa, inclusive, é de Eduardo Oltramari, superintendente do Shopping Total.
E qual a diferença entre a Sílvia de antes e a de agora? A empresária cita o amadurecimento e a tranquilidade.
- Mais tranquila no sentido de tomar decisões, levar as coisas com fluidez e transparência. Estou menos impulsiva e mais segura em ouvir críticas. Mesmo as mais porradas - pondera, já que não para quieta.
O consumidor talvez não perceba. Mas lojistas são os clientes dos shoppings. Além de criar o vínculo, é preciso mantê-lo, o que exige negociação permanente.
A gerente também curte a diversidade. Conta que, quando era nova, gostava de conversar com os mais velhos. Agora, adora ouvir pessoas mais jovens, adolescentes e crianças.
- Acho que isso é um exemplo de transformação. Mas sempre com o DNA de viver com leveza. Outra coisa: não sei viver isolada. Preciso trocar ideias, ouvir e trocar risadas. Isso me oxigena - complementa.
Dentro do esforço de prospecção, o Shopping Total está acelerando as inaugurações de lojas. Também aposta forte em opções de lazer e serviços, como forma de cativar os consumidores. Recentemente, abriu um clube de pôquer, realiza uma feira com 1 milhão de livros e na próxima quarta-feira (24) promoverá um feirão de empregos. Serão oferecidas 700 vagas com salários que chegam a R$ 6 mil, além de formar um banco de currículos para os lojistas do shopping.
Ouça entrevista de Sílvia Rachewsky ao programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha: