A agenda de Eduardo Oltramari é lotada e o telefone não para. O empresário se apresenta como superintendente do Shopping Total, em Porto Alegre, mas também é dono da PróOverseas, uma empresa de consultoria do setor que conduz trabalhos até no exterior. Mas, para o mercado, Oltramari é "um grande conhecedor de shoppings e varejo".
O Shopping Total recém completou 15 anos. Para pensar os próximos 15 anos, encomendou uma pesquisa para a empresa 8 Total Brand que resultou em 1.069 slides, aos quais a coluna teve acesso.
- Precisamos saber quem somos, o que queremos e o que podemos - sintetiza Oltramari.
Foi uma pesquisa qualitativa, entrevistando lojistas e consumidores. Um destaque é que ir ao shopping não é mais um programa como antigamente, quando as pessoas ficavam passeando por horas sem rumo pelos corredores. O tempo dos consumidores diminuiu. Mas, ainda assim, é considerado um local procurado por conveniência e, principalmente, segurança.
Aliás, segurança foi a palavra mais citada pelos entrevistados quando se perguntava "falando sobre shopping center, o que vem à cabeça?". Só depois, apareciam "praticidade", "caro", "compras" e "tumulto".
Alguns depoimentos dos clientes:
- “Poder ver as vitrines com calma e segurança.”
- “Tumulto, mas necessário pela praticidade e segurança.”
- “Estacionamento seguro.”
Uma das conclusões do estudo é que as pessoas querem otimizar o tempo, mas com segurança. Por isso, o shopping segue sendo a primeira opção quando o assunto é compras.
O superintendente do Shopping Total está atento à mudança de comportamento. As pessoas querem gastar menos tempo comprando e mais tempo vivendo. Também buscam a experiência, o que torna ainda mais importante o treinamento dos funcionários.
- O varejo se modifica todo o dia. É preciso usar a criatividade. Aliás, ninguém passou incólume à crise. A grande franquia do momento nas ruas é "vende-se" e "aluga-se". Se o varejo tradicional sofreu isso, os shoppings também e estão revertendo agora - analisa Eduardo Oltramari.
Então, qual o shopping ideal?
Conforme a pesquisa, que um local que seja tranquilo, não muito grande, mas que tenha tudo. Ah, e que ainda surpreenda o cliente. Ou seja, talvez não se pareça com um shopping tradicional.
Ouça entrevista completa com Eduardo Oltramari para o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha: