O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Com um investimento de R$ 500 mil em um galpão de mil metros quadrados, dois empresários gaúchos deram início a operação de um espaço em São Paulo que funcionará como uma filial remota para outras empresas. A Alphacentro, segundo um dos sócios, Allan Luz, funciona assim: negócios que queiram distribuir seus produtos naquela região têm a opção de terceirizar toda a estrutura, tanto de armazenamento quanto de distribuição.
– Normalmente, para isso, teria que montar toda a operação própria ou vender para um distribuidor. Conosco, pode fazer somente a remessa de mercadorias para armazenamento e faturá-la a partir de sua matriz ou pode optar por abrir uma filial dentro do nosso espaço, com CNPJ próprio, e controlar tudo remotamente – cita Luz.
Segundo ele, isso permite que as empresas operem com carregamentos menores de mercadorias para São Paulo e evitem a tributação de transferências interestaduais, já que a movimentação entre unidades de uma mesma empresa é isenta de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
– Também é possível que ela controle a sazonalidade, ocupando um espaço maior ou menor ao longo do ano, de acordo com a necessidade – complementa.
O valor inicial do serviço é de R$ 1,9 mil, aumentando de acordo o que é contratado e o espaço que será utilizado. A capacidade total da Alphacentro, que fica em um condomínio logístico, é de 8 mil metros cúbicos. O foco são empresas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná que querem expandir alcance, sobretudo as que atuam com comércio online. Allan Luz divide a sociedade do empreendimento com o empresário Paulo Vince.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Leia aqui outras notícias da coluna