Na última reunião de diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, dominou a percepção de que o Natal será um alívio depois da recessão. Um depoimento, no entanto, chamou a atenção:
— Apostamos no melhor Natal em cinco anos — disse Carlos Klein, sócio da Ishtar, rede com quatro lojas.
O empresário comprou 20% mais peças de roupa do que no ano passado. Nesse otimismo, calibrado já com o recente aumento de precos dos combustíveis, tem impacto da queda da taxa de juros.
Só que o principal mesmo é a redução do desemprego. No caso da Ishtar, a influência é ainda maior porque as roupas são para o dia a dia de trabalho, como camisas, calças sociais e blazers.
— Já sentimos a linha social com desempenho superior à casual — explica Klein.
E como é a moda para trabalho?
— Tomamos cuidados, como comprimento de vestidos e saias, que ficam no joelho ou abaixo. Decotes são fechados. Há pouca ou nenhuma transparência — explica a outra sócia da empresa, Patrícia Piccinini.