Depois dos últimos anos, não surpreende que a retomada de alguns indicadores da economia gerem tanto otimismo do varejo. Foi o que apareceu na reunião de diretoria desta segunda-feira. Lojistas reuniram-se na CDL Porto Alegre para projetar o Natal, principal data de vendas do ano.
— Devo ter o melhor Natal dos últimos cinco anos. Pessoal usou o FGTS para pagar dívidas e o 13º deve vir para o consumo - projeta o empresário Carlos Klein, da Ishtar e Via Condotti, varejo de moda masculina e feminina.
Pessoal do interior está mais animado ainda do que da Capital. O motivo é o bom resultado do agronegócio.
— Sentimos que o produtor está capitalizado e buscando investir em tecnologia — acrescenta Nilva Bellenzier, dona da Bellenzier Pneus, que recentemente abriu uma loja premium em Caxias do Sul.
Uma preocupação é com o atraso nos salários dos servidores. Antes de a crise se alastrar pelas finanças públicas, a renda dos funcionários era considerada segura e certa pelos lojistas
Presidente da CDL Porto Alegre e dono da rede de lojas Rabusch, Alcides Debus faz questionou os lojistas se realmente estão preparados para aproveitar esta retomada da economia. É quanto vários dos empresários dizem juntos e coincidentemente a frase: "Para surfar, tem que estar com a prancha."