Café da manhã é cringe, fiquei sabendo. A essa altura você já está inteirado sobre o que é cringe: é sentir vergonha alheia. Coisa de jovens. Jovens estão sempre inventando gírias novas. No seu tempo, adulto leitor, era: “É uma brasa, mora.” Ridículo falar “é uma brasa, mora” hoje em dia, não? Porque não existe nada mais velho do que uma gíria ultrapassada.
Isso é simbólico. O velho não é ultrapassado. O velho está simplesmente cumprindo seu tempo debaixo do sol. Ele é velho por ter vivido muito. O que é definitivamente ultrapassado é o jovem antigo. Ele não é mais jovem, mas se comporta como se fosse. Ficou congelado nos 22 anos de idade.
Esse tipo os jovens de hoje chamariam de cringe, certamente. Até concordo com os jovens, neste caso, mas não no do café da manhã.
Sei que jovens, por alguma razão fisiológica, não sentem fome ao acordar. Eu mesmo, no tempo em que falava “que pinta lontra” não tomava café da manhã. Mesmo depois, um pouco mais maduro, continuava acordando tarde e só me alimentando, de verdade, na hora do almoço.
Mas eu estava errado. O café da manhã é importante, aprendi na longa e tortuosa estrada da vida. Você tem mais energia no seu dia, se toma um bom café da manhã. E não me sinto cringe fazendo isso. Velho, talvez. Cringe, jamais.
Porque não tem nada de errado em ser velho. O objetivo de todos é envelhecer. Mas as pessoas não perdoam um pouco de rugas e flacidez, ah, não. Agora mesmo, estava passeando por alguma esquina da internet e esbarrei na seguinte manchete:
“Antes de ver como Helena Ranaldi está hoje, pegue um lenço”.
Era uma “matéria”, ou sei lá como se chama isso, que mostrava fotos das celebridades antes, quando eram jovens, e depois, agora, quando estão mais velhas. O cara que fez o título é bom. Ele capturou a minha atenção. Porque sempre gostei da Helena Ranaldi. Teria de me municiar de um lenço para ver sua foto atual? Ela estaria tão mal assim? Ou estaria bem demais? Como, afinal, está a Helena Ranaldi?
Cliquei no texto e apareceram duas fotos da Suzana Vieira, ela jovenzinha e ela com 77 anos. Cliquei na seguinte. Era a Vera Gimenez, que foi belíssima e, hoje, nem tanto. Depois, Elvis Presley em dois momentos diferentes de sua curta vida, mais todos os atores de “Friends”, Antônio Fagundes e assim por diante. Foram dezenas de celebridades, não duvido que centenas, e a Helena Ranaldi não chegava nunca.
Alguns dos famosos “envelheceram bem”, como se diz, mas na maioria dos casos o tempo exerceu seu trabalho inexorável. O ator que fazia o MacGayver, por exemplo, está com a cara redonda. É curioso isso, como a idade arredonda as pessoas. A juventude é magra. A juventude tem linhas retas.
Continuei clicando e nada da Helena Ranaldi. Já estava aborrecido, mas não ia desistir, queria ver como estava a Helena Ranaldi. Sabia que aquilo era um truque, a ideia era me fazer ficar o maior tempo possível naquele maldito site, só que agora estava decidido: veria a Helena Ranaldi a qualquer custo!
Até vou dizer uma coisa: eu gostava da Helena Ranaldi, mas ela nunca foi uma paixão minha, não mesmo. Fui apaixonado pela Jacqueline Bisset, de quem tinha foto na carteira, e sentia, digamos, grande atração física pela Monique Evans e pela Rose di Primo. Hoje, poucas pessoas conhecem Rose di Primo, mas ela foi importante na minha adolescência. Rose di Primo, dentre tantas façanhas, inventou a tanga, pelo que merece nossa reverência eterna.
Mas, como dizia, considerava bela a Helena Ranaldi, mas não tinha por ela nenhum sentimento especial como tenho, por exemplo, pela Marina Ruy Barbosa. Mesmo assim, não podia deixar de ver como estava Helena Ranaldi agora, depois daquela história do lenço. Então, continuei clicando teimosamente, clicando e clicando, até que ela chegou. Helena Ranaldi! Ela está com 54 anos, informou-me o texto. Olhei as duas fotos dela: uma de uns 20 anos atrás, outra de agora. E... de fato, é impressionante, a Helena Ranaldi. Impressionante. Ia fazer uma descrição dela, só que você tem de vê-la. Só vendo mesmo. Dê uma procurada nessas fotos da Helena Ranaldi, por favor. Mas, antes, pegue um lenço.