Já falei por aqui que algumas novelas são vistas com outros olhos depois de um tempo. Laços de Família (2000) tem passado por uma avaliação mais severa do público em sua reapresentação, 20 anos depois da primeira exibição. Nas redes sociais, a novela figura diariamente entre os assuntos mais comentados.
Uma das cenas que revoltou o público atual foi ao ar nesta semana. Pedro (José Mayer) violentou Cinthia (Helena Ranaldi) em uma sequência pesada e polêmica. Na época em que a novela foi ao ar pela primeira vez, muitos telespectadores podem ter interpretado a relação dos dois como “paixão selvagem” ou algo do tipo. Só que não. Hoje em dia, não há dúvidas de que era um relacionamento abusivo, e a cena que foi ao ar nesta sexta-feira foi nada menos do que um estupro.
Novos tempos
Há quem tenha pensado até que Pedro e Cinthia, na época, tinham uma "química explosiva", pois não faltou torcida para que eles ficassem juntos no final da trama.
Por mais que o personagem rude de José Mayer tenha se humanizado ao longo da história, nada tira dele a pecha de homem violento e abusador. Para quem acha que, no fundo, Cinthia gostava desse tratamento, reitero: NÃO É NÃO! Depois do não, tudo é abuso.