Nas primeiras temporadas de Friends, o público se divertiu com as intervenções de Marcel, o macaco de estimação de Ross (David Schwimmer). Mas nem tudo foram flores nos bastidores.
Em entrevista ao jornal The Sun, o adestrador de Marcel, Mike Morris, revelou que a relação entre o ator e o animal não era das melhores.
— Eu fiz cerca de cinco episódios, e nos primeiros David foi muito bom com os macacos. Depois disso, ele pareceu um pouco amargo por eles estarem lá — disse Morris.
Ele acredita que o ator e o animal tiveram algum problema desconhecido, já que era tudo muito tranquilo inicialmente. Depois de certo momento, Schwimmer parecia "ficar com um pouco de ciúme" de ver o animal se dando bem com o elenco.
— Tivemos que ensaiar sozinhos com o macaco, e então Schwimmer viria e as coisas não seriam mais as mesmas, então ficou mais difícil. Chegou ao ponto em que ele ficou realmente ressentido com a presença do macaco. Ele obviamente tinha um problema e ainda está falando sobre isso agora — contou.
Morris também lembrou de um dublê de Marcel, que também acabou sendo criticado, de certa forma.
— O outro animal que interpretou Marcel se chamava Macaco e faleceu recentemente de câncer, então Schwimmer estava falando mal dos mortos quando fez esses comentários no especial. Acho desprezível que ele ainda fale mal dele —desabafou Morris.
Em um trecho de Friends: The Reunion, divulgado em maio pela HBO Max, Schwimmer destacou que "ama animais, ama primatas", mas que o trabalho com o macaco era complicado.
— O que inevitavelmente começou a acontecer foi que todos nós tínhamos partes coreografadas e tudo ficou confuso porque o macaco não fez o seu trabalho direito. Então, tínhamos que reiniciar, ir de novo porque o macaco não acertou — contou Schwimmer, no episódio especial.
Além disso, no programa, o ator lembrou que não gostava quando o treinador alimentava o animal com larvas vivas, entre uma gravação e outra, quando ele ainda estava em seu ombro.
— O macaco ficava sentado no meu ombro. O treinador pegava algumas larvas, partia-as ao meio, com elas vivas e se contorcendo. Os macacos comiam, e colocavam as mãos em mim — relatou Schwimmer.
O ator ainda não se pronunciou sobre as críticas.