Cringe: esta foi a descoberta da semana. Não que o termo em inglês já não fosse cunhado há algum tempo, mas ganhou força ao causar um choque de gerações no Twitter. A palavra, na verdade, é um verbo, e significa algo como “sentir-se muito envergonhado ou constrangido”. Ou seja, foi adaptado para designar coisas que causam vergonha alheia.
Os jovens da geração Z, ao serem questionados sobre o que consideravam cringe, começaram a disparar, na rede social, hábitos que os millennials — ou geração Y — costumam ter cotidianamente, como usar o Facebook, tomar café da manhã, vestir calça skinny, tomar cerveja de “litrão”, calçar sapatilha de bico redondo, ou, até mesmo, falar que paga boleto.
Estas revelações, que mostram que os nascidos entre 1981 e 1996 — ou seja, os millennials — estão “velhos” e “ultrapassados” em relação aos gostos dos jovens que vieram ao mundo entre 1997 e 2010 — os geração Z — causaram um tsunami de publicações na internet, com pessoas defendendo os gostos, digamos, mais clássicos, e outras apoiando os novinhos. No Google, a busca pelo termo aumentou 70% nesta última semana — afinal, muita gente foi pesquisar o que era esse tal de cringe.
Entre a extensa lista de assuntos, hábitos e gostos ultrapassados divulgada pelos jovens, os fãs de cultura pop sentiram-se ofendidos ao descobrirem que gostar de títulos populares do cinema, da TV e da música dos anos 1980, 1990 e começo dos anos 2000 é motivo de vergonha alheia para os jovens. Ser saudosista não tá com nada, segundo a geração Z.
Confira filmes, séries, bandas e até mesmo hábitos que são cringe:
Gostar da série que marcou toda uma geração e é considerada um dos maiores sucessos de todos os tempos da TV — tendo, inclusive, ganhado um especial no HBO Max recentemente — é motivo de vergonha alheia para os jovens. O grupo de seis amigos que passam por perrengues em Nova York para se adaptarem à vida adulta não representa a garotada. Deve ser porque eles tomam muito café, né?
A obra criada por J.K. Rowling foi — e ainda é — um grande hit (falar hit é cringe?). Porém, para a geração Z, os millennials que não superam o amor pelos livros do bruxinho que precisa derrotar Voldemort ao lado de seus amigos é vergonhoso. Não ser permitido ter smartphone ou gravar vídeos para o TikTok em Hogwarts pode ser o motivo de descontentamento dos jovens...
Filmes da Disney
O Rei Leão, Aladdin, Branca de Neve e os Sete Anões, Cinderela, A Bela e a Fera, Mulan, A Dama e o Vagabundo, A Bela Adormecida e tantos outros clássicos produzidos pela Disney que atravessaram e encantaram gerações por décadas não conseguiram tocar o coração dos jovens Z. Gostar das animações do estúdio é cringe e motivo para revirar os olhos.
A Usurpadora
Dizer que gosta da novela mexicana que tanto fez sucesso no Brasil — e ainda faz, tanto é que está sendo disponibilizada no catálogo do Globoplay — é motivo de julgamento por parte de quem nasceu a partir da segunda metade dos anos 1990. Millennial, por favor, supere Paola Bracho e Carlos Daniel!
Rouge
Não dá mais para ser possuído pelo ritmo Ragatanga sem passar vergonha aos olhos da geração Z. Por isso, quando quiser ouvir a banda que foi um fenômeno de popularidade nos anos 2000, coloque um fone e se comporte. Caso decida fazer a coreografia, a sua performance pode ir parar no TikTok e todos lá vão ver o quanto você é cringe!
Raça Negra
Cantar o “Didididiê” já é coisa do passado, millennial. E passou a ser considerado vergonhoso. O combo para o desastre, perante os olhos dos jovens, é sentar na mesa de um bar que esteja tocando Raça Negra e pedir um “litrão”. Pois é, atualmente, não é fácil segurar essa barra que é gostar do grupo de pagode.
Ouvir rock
O rock’n’roll no geral já foi superado pela geração Z. E não somente isso: os jovens que vivem conectados e produzindo dancinhas para o Reels acham extremamente “cringe” gostar do estilo musical. Por isso, se você quiser se enturmar com a gurizada, não vá com aquela camiseta “maneirona” do Guns N’ Roses. Vai virar motivo de piada.
Assistir telejornal
Manter-se informado através dos telejornais não é moderno. Se a notícia não puder ser contada em 15 segundos — duração de um vídeo do TikTok, caso você, millennial, não saiba — é cringe.
Ter ido a locadoras
O saudosismo é motivo de vergonha alheia para a geração Z. Por isso, comentar que você é da época das fitas, DVDs e CDs — e ainda dizer que sente falta disso — é muito “cringe”. Agora, o lance é só consumir músicas, séries e filmes pelo streaming. E sem tomar café.