A internet tem sido palco de um conflito de gerações entre os millenials (nascidos entre 1980 e meados dos anos 1990, também chamados do Geração Y) e a Geração Z (quem nasceu a partir de 1995 até a primeira década dos anos 2000). O lado mais jovem passou a categorizar atitudes daqueles que nasceram antes como cringe.
Tomar café da manhã? Cringe. Falar o tempo todo que trabalha? Cringe. Beber cerveja “litrão”? Muito cringe.
Essas foram algumas das respostas que a podcaster Carol Rocha recebeu em uma enquete publicada em seu Twitter. Conhecida como @tchulim na rede social, Carol releva que nasceu nos anos 1980, mas trata a situação com leveza, e percebe que ela mesma reagia desta forma com sua mãe.
Além de criadora de conteúdo, Carol estuda Psicologia. Em entrevista ao Timeline, da Rádio Gaúcha, ela explica que é normal os jovens divergirem da geração anterior, apesar da diferença etária não ser muito distante.
Mas afinal, o que é “cringe”?
Cringe é um verbo da língua inglesa que significar “envergonhar”. No Brasil, os jovens usam o termo para se referir a alguma coisa como “vergonha alheia” ou “cafona”, define a podcaster.
— Pais que tentam ser descolados, dançando em uma festa, é um exemplo de cringe — disse.
Porém, o que causou estranheza entre os mais velhos foi o fato de esses jovens nascidos entre 1995 e 2010 classificarem como “vergonha alheia” coisas comuns para a geração anterior, como pentear o cabelo para o lado ou usar calça skinny.
Projetando o próximo conflito entre gerações, Carol acredita que o foco principal das discussões será a moda — o que já é uma divergência entre millenials e Geração Z.