Couve, gengibre, limão e maçã. Ingredientes que não podem faltar em um delicioso suco verde. Conhecida por auxiliar em dietas, a bebida detox ganhou fama entre pessoas que buscam estilo de vida mais saudável. A mistura de hortaliças e frutas tem ação direta na desintoxicação do fígado, rins, pele, pulmões e intestino e funciona como estimulante do metabolismo.
— As substâncias dos alimentos frescos, além de ajudarem na higienização, também ativam o corpo e dão mais disposição — afirma Angélica Weber Menzel, professora dos cursos de Nutrição e de Gastronomia da Unisinos.
O aumento no consumo da bebida, de acordo com a professora, está relacionado à mudança no hábito das pessoas, que estão consumindo mais frutas e hortaliças para evitar a obesidade e ter uma alimentação mais nutritiva.
— Cada vez vivemos mais tempo e precisamos de qualidade de vida — comenta Angélica.
Benefícios dos principais ingredientes:
- Couve — é rica em fibras e tem vitamina K, que é cicatrizante. Também tem agentes anticancerígenos, ferro e ajuda na prevenção de cálculos renais e de vesícula.
- Maçã — é rica em fibra e acrescenta doçura.
- Gengibre — age como anti-inflamatório e bactericida. Previne câncer de mama, de próstata e de intestino.
- Limão — traz acidez, faz com que o organismo fique mais alcalino, equilibrando o metabolismo.
O reflexo da demanda do consumidor é visto no mercado. Na Ceasa-RS, a oferta de gengibre, nos últimos cinco anos, cresceu mais de 1.000%, passando de 38,47 toneladas, em 2014, para 436 toneladas, em 2018. No mesmo período, a couve teve incremento superior a 17%, de 2,32 mil toneladas para 2,72 mil toneladas.
Para o analista de informações da Gerência Técnica da Ceasa, Amauri Pereira, a febre dos sucos verdes pode ter auxiliado nessa expansão. E é nesta época do ano que aumenta a oferta dos dois produtos.
Mistura pode limpar ou ativar organismo
Em casa ou no restaurante, existem duas formas de fazer o suco: liquidificado ou coado. O primeiro, de acordo com Angélica, é mais rico em fibras, pois permite que resíduos dos alimentos se mantenham na bebida, diferentemente do coado.
A professora também explica que os benefícios mudam conforme o horário de ingestão do suco. Em jejum, a mistura atua especificadamente na limpeza do corpo e, após as refeições, ativa o organismo.
Para pessoas que não adotam hortaliças e frutas no cardápio diário, a bebida serve para suprir a falta de substâncias essenciais para o organismo. Os antioxidantes ajudam a prevenir desde câncer até doenças do coração.
Porém, de acordo com Angélica, nem todo mundo pode consumir: o alimento não é recomendado a crianças e mulheres grávidas.
Outra sugestão da nutricionista é que os produtos sejam orgânicos. Assim, é possível evitar a ingestão de toxinas. Mas, lembre: os ingredientes devem sempre ser bem higienizados.
Colaborou Leticia Szczesny