Novo parque gastronômico e de lazer de Porto Alegre, o Square Garden começa a funcionar temporariamente na próxima terça-feira (8) em um dos pontos mais movimentados da cidade, nas esquinas da Avenida Ipiranga com a Rua Silva Só, no bairro Santa Cecília, exatamente onde ficava o antigo ginásio da Brigada Militar. Parte dos tapumes já foi retirada, o que permite ao público vislumbrar o empreendimento, que terá o primeiro wine garden da Capital, espaço onde as pessoas poderão adquirir cestas de piqueniques e curtir o ambiente entre árvores, quadras de beach tênis e outras atrações.
— Trata-se de um espaço com vocação gastronômica, de bem-estar e convivência. Da mesma forma como fizemos no Pontal, criamos um protótipo do que a cidade vai receber mais adiante — explica o vice-presidente de Operações da Melnick, Marcelo Guedes.
A novidade, que deve funcionar por cerca de um ano, resulta de parceria entre a Melnick e o Grupo Amiche, e ainda terá outros espaços na área de quase 10 mil metros quadrados, que também avança por trecho da Rua Felipe de Oliveira. Parte da via está com árvores iluminadas pela construtora durante a noite.
Residências, hotel e shopping, além de um food hall com padrão internacional, serão erguidos no terreno. O projeto também abrigará uma das torres mais altas da cidade, com um rooftop lounge proporcionando uma vista 360º de Porto Alegre. Um estande de vendas estará montado no local para interessados.
— Não olhamos muito para isso (altura), mas certamente é um terreno que permite uma altura diferenciada. Estamos submetendo aos técnicos da prefeitura, e o município é quem irá decidir — comenta o vice-presidente de Operações, sem revelar o tamanho previsto.
A ideia é oferecer um condomínio-clube com infraestrutura de lazer, com piscina e academia. Haverá operação hoteleira e uma fatia residencial. Serviços e lojas ficarão concentrados no térreo.
Entre as opções do Square Garden, haverá um espaço kids de 400 metros quadrados e um estacionamento para até 150 veículos. Além disso, será proporcionado um acesso para quem chegar ao local por meio de aplicativos de transporte. A entrada será controlada por meio de cadastro e identificação dos frequentadores.
Mais de 10 operações gastronômicas estão previstas para os visitantes, como pratos típicos das culinárias tailandesa, japonesa, italiana, uruguaia, mediterrânea e hamburgueria. A expectativa dos empreendedores é de que até 3 mil pessoas passem por dia pelo local nos finais de semana.
O visitante que chegar receberá uma pulseira de identificação. Tudo o que for consumido ficará registrado na pulseira. Ao sair, o cliente paga tudo junto de uma única vez.
Serão realizados eventos para ocasiões especiais como a Copa do Mundo. Nas datas das partidas da Seleção Brasileira, haverá telão para os visitantes acompanharem os jogos. Não há previsão para o restante dos tapumes ser removido do entorno do empreendimento.
Operações semelhantes promovidas pela Melnick já ocorrem em outros pontos, como o Nilo Square Garden, que foi encerrada recentemente, além do Pátio, a Alameda República e a Alameda Marcílio, com opções de gastronomia e lazer.
Destruído por vendaval
O terreno onde ficava o antigo ginásio da Brigada Militar, onde no passado as pessoas jogavam futebol de salão, praticavam diversas atividades e confraternizavam, foi a leilão pelo governo estadual em 2018. Não houve interessados em dar lances. Nos dois anos anteriores, vendavais destelharam praticamente todo o imóvel. Os escombros foram abaixo em 2019. Nessa época, o local ficou bastante degradado e com cara de abandono.
O terreno foi adquirido pela construtora Verdi Sistemas Construtivos em troca da construção do presídio de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Em outubro de 2020, a Melnick adquiriu a área da Verdi. Em seguida, tapumes cercaram o espaço, e o empreendimento começou a tomar forma. Na próxima terça-feira, a população poderá conferir pessoalmente as transformações.