Há aproximadamente um ano, o que restava do antigo ginásio da Brigada Militar, veio abaixo. Com ele, um incontável número de partidas esportivas e um pouco da história de Porto Alegre.
Se hoje o que resta no local é um grande descampado de quase 10 mil m2, as fotos não deixam esquecer quem assistiu de lutas-livres a shows da Jovem Guarda. O ginásio foi construído em 1963, durante apenas 92 dias. O terreno do Corpo de Bombeiros foi cedido em 1962 para a realização dos Jogos Mundiais Universitários, a Universíade.
Em outubro de 2017, um vendaval destelhou metade do ginásio. Na metade restante, a cobertura também foi danificada. Isso que, em 29 de janeiro de 2016, ele já havia sofrido do mesmo mal.
Em 2018, o governo Sartori tentou leiloá-lo, mas não houve interessados. Foi a partir da ideia de trocá-lo pela construção do presídio de Sapucaia do Sul que a área teve um fim. Após construir e entregar a cadeia, a empresa Verdi recebeu a posse do terreno e está para receber também a escritura definitiva.
No primeiro semestre de 2020, uma empresa do Paraná manifestou interesse em adquirir o terreno. Porém, a ideia de construir três torres - sendo duas residenciais e uma comercial - não prosperou.
Atualmente, a empresa Engesf está trabalhando no local fazendo análise de solo. Na prefeitura, o terreno ainda não recebeu projeto de construção.