Participar do South Summit Brasil mudou de forma significativa o destino de três startups gaúchas — Yours Bank (grande vencedora), Aprix (melhor time) e Pix Force (mais inovadora). As empresas ficaram entre as cinco premiadas na competição, que ocorreu em maio deste ano, nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre. Quase seis meses após o término do evento, as campeãs compartilham o que representou participar dessa verdadeira vitrine global de conexões na área da inovação.
A startup Yours Bank, que foi a grande vencedora do South Summit Brasil, surgiu no final de fevereiro de 2021 na cidade de Santa Rosa. Atualmente, tem base montada no Instituto Caldeira, hub de inovação localizado na região do 4º Distrito da Capital.
Fundador da startup, Felipe Diesel conta uma história sobre a presença da empresa no evento deste ano.
— Sinceramente, não imaginávamos ganhar. Nos inscrevemos no South Summit apenas para ganhar o ingresso e entrar. E, meu, fomos passando de fase — diverte-se Diesel, não segurando as gargalhadas do outro lado do telefone.
A Yours Bank funciona como um aplicativo para famílias e oferece um cartão Visa pré-pago para crianças. O foco principal é conectar famílias aumentando a consciência financeira dos filhos.
Após participar do evento, a startup recebeu aporte financeiro de R$ 5 milhões do Programa de Corporate Venture do Banco do Brasil. Além disso, a empresa mais que duplicou o tamanho em número de usuários. Naquela época, a startup possuía 38 mil, e agora soma 85 mil usuários ativos. E atesta 10 mil downloads semanais.
— Vamos usar o aporte financeiro para construir um time bom e trazer pessoas boas — revela Diesel.
A vitória foi totalmente inesperada pela Yours Bank. A equipe era formada por oito pessoas e competiu contra outras de até 350 integrantes. A proposta do banco digital realmente se mostrou bastante exitosa.
Sinceramente, não imaginávamos ganhar. Nos inscrevemos no South Summit apenas para ganhar o ingresso e entrar. E, meu, fomos passando de fase
FELIPE DIESEL
Fundador da Yours Bank
— É um aplicativo que tem Pix, carteira, transação, cartão pré-pago, mas focamos muito na educação financeira. É um aplicativo gamificado, então o usuário ganha moedas e prêmios, e passa por jornadas, vídeos e atividades em que aprende como economizar e ganhar dinheiro — explica, antecipando que a ideia, no futuro, é se tornar mais um game e menos um banco digital.
A startup, que atualmente conta com 17 pessoas na equipe, acaba recebendo muito retorno das famílias e até das crianças que utilizam o software.
— Tem muito pai que fala que a relação do filho com o dinheiro mudou completamente depois de começar a usar o aplicativo — relata Diesel.
Aprix oferece software para auxiliar no gerenciamento de preços
A Aprix, que começou fisicamente em janeiro de 2019 e possui escritório no Centro Histórico, além de bases no Instituto Caldeira, comemora dois resultados obtidos durante a participação no South Summit.
— Fechamos contrato com um cliente que nos conheceu durante o evento e também potencializamos a marca na região e no Brasil em função da repercussão — avalia Bernardo Queiroz, que atua como chief revenue officer da Aprix.
A premiação como “melhor time” foi de encontro com o que a empresa buscava:
— Reforçou um posicionamento que já vínhamos tentando assumir, de uma equipe de talentos, e contribuiu para que isso conseguisse atrair cada vez mais as melhores pessoas. Isso foi muito bacana — observa Queiroz.
Apesar de não citar números, a previsão é de crescimento expressivo em 2022, na comparação com o ano anterior. Atualmente, a Aprix possui cerca de cem clientes e uma equipe de trabalho formada por 37 pessoas.
— Somos um software que as empresas contratam para ter auxílio no gerenciamento de preços. As companhias de grande porte têm centenas de milhares de preços para decidir em cada produto e em cada região. Nós gerenciamos de forma ágil — pontua o profissional. — Somos um sistema de gestão e otimização de preços — acrescenta, dizendo que tudo é realizado com o uso de inteligência artificial (IA), em que modelos estatísticos são desenvolvidos para a tarefa.
A Aprix começou pelo segmento de postos de gasolina.
— Uma série de postos, hoje, utiliza nosso sistema, justamente nessa maluquice que está o mercado. Tentamos auxiliar o pessoal para ver qual a melhor decisão de preços que eles podem tomar — esclarece, salientando que agora as iniciativas estão mais distribuídas por áreas como indústria, seguradoras e companhias de transporte.
Soluções para interpretação de imagens da Pix Force chegam até em multinacionais
A Pix Force também colhe os frutos da participação no South Summit na capital gaúcha. A startup desenvolve soluções para interpretação automática de imagens e vídeos, aplicando inteligência artificial à visão computacional e transformando imagens obtidas por câmeras, drones e satélites em informações e dados. Os algoritmos podem processar qualquer tipo de imagem, como, por exemplo, infravermelho, hiperespectral, radar ou lidar.
Outra coisa que esses prêmios nos possibilitam é que existe um público que comparece, e está presente, de potenciais colaboradores acompanhando. Para nós, isso é mais difícil de mensurar
RENATO GOMES
Cofundador e atual presidente da Pix Force
— A primeira coisa que notamos foi que não é um evento regional. Tanto do ponto de vista comercial, quanto de potenciais investidores, tivemos reações positivas no país inteiro — cita Renato Gomes, cofundador e atual presidente da Pix Force, que tem sede em Porto Alegre.
A startup conta com clientes robustos, como a Petrobras, que, após o South Summit, procurou a empresa para desenvolver dois projetos.
— A segunda coisa é com relação aos potenciais investidores, em que as coisas foram um pouco diferentes. No caso dos investidores, pelo menos seis vieram atrás de nós depois do South Summit — afirma, reconhecendo que houve uma sequência de investidores provocados pelos resultados no evento de inovação.
A Pix Force, que possui ainda escritórios na Europa e nos Estados Unidos, oferece soluções importantes para as empresas.
— Por um lado, lidamos com problemas mundanos e do dia a dia. Por exemplo: verificar se em uma plataforma de petróleo existe corrosão estrutural. É um problema, hoje, um ser humano descer por uma corda e fazer essa análise — ilustra Gomes.
Dessa forma, o produto em si não é algo novo. Mas traz a inteligência artificial para executar de forma mais rápida e precisa a tarefa que poderia ser cumprida também pelo homem.
— Eliminamos todo o risco de se ter um ser humano naquela situação de inspeção, seja em uma plataforma de petróleo, seja em uma mineração ou linha de produção — exemplifica.
A Pix Force, que iniciou em 2016, se mudou para o Instituto Caldeira em 2021. O crescimento, porém, começou há quatro anos. Atualmente, 80 pessoas trabalham na empresa, sendo mais da metade em outras cidades espalhadas pelo país.
— Outra coisa que esses prêmios nos possibilitam é que existe um público que comparece, e está presente, de potenciais colaboradores acompanhando. Para nós, isso é mais difícil de mensurar — conta o dirigente.
Entre os clientes, que são cerca de 24 empresas, estão Vale, Petrobras, Suzano, Shell, Anglo American, entre outros menores.
— Trazemos para os seres humanos que trabalham nas empresas mais segurança. No setor elétrico, por exemplo, falamos de inspeções lineares que são, muitas vezes, de difícil acesso e oferecem riscos. Tem um valor significativo o que trazemos para os trabalhadores — conclui.
Todas as três startups deverão estar no South Summit de Porto Alegre em 2023, mas na condição de participantes, e não de competidoras.
Como foi a competição de startups
A competição entre startups no Cais Mauá foi dividida em cinco rodadas, nas quais as 50 finalistas estavam distribuídas pelos temas digital solutions (soluções digitais), climateTech (tecnologia climática), future of work (futuro do trabalho), industry 5.0 (indústria 5.0) e fintech & e-commerce (tecnologia financeira e comércio eletrônico). Foram selecionadas duas de cada grupo, totalizando 10 finalistas, e, no final, cinco acabaram premiadas.
Na edição deste ano, foram mais de mil startups inscritas na etapa preliminar de 76 países. Desse montante, 50 foram selecionadas para a final, sendo 17 delas gaúchas e, destas, 10 porto-alegrenses.
O troféu, que é uma planta dentro de uma caixa de madeira, foi entregue no palco da Arena Stage aos representantes das cinco startups vencedoras. As premiações não possuem valor de investimento. As equipes vencedoras ganham reconhecimento e mais visibilidade para seus negócios.
As inscrições para a competição de startups de 2023 estão abertas até dezembro e podem ser feitas no site oficial do evento. Após se inscrever, a startup passa por análise de um comitê de especialistas, que leva em consideração critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe e interesse de possíveis investidores. As 50 finalistas garantem o direito de apresentar seus projetos no South Summit Brasil.
Vencedoras do South Summit Brasil
- Yours Bank (surgiu em Santa Rosa, mas tem base em Porto Alegre) - vencedora do South Summit Brasil
- Pix Force (Porto Alegre) - startup mais inovadora
- Aprix (Porto Alegre) - melhor time
- Genially (Espanha) - startup mais escalável
- SoluBio (Goiás) - startup mais sustentável