Correção: o termo Real Estate se refere a tecnologias voltadas tanto para o setor de construção como para o setor imobiliário, e não Retail Estate, como publicado entre 15h48min de 29 de abril e 13h51min de 2 de maio de 2022. O texto foi corrigido.
Um vocabulário particular do mundo da tecnologia e dos negócios deve ecoar pelos armazéns do Cais Mauá entre quarta-feira (4) e sexta-feira (6), durante a primeira edição do South Summit na Capital.
A maior parte dos termos é em inglês, mas mesmo quem é fluente na “língua dos negócios” pode ter alguma dificuldade. Nem todos são autoexplicativos, ou então aparecem em forma de siglas e abreviações. Dá para ter um gostinho disso na lista dos mais de 250 palestrantes (ou melhor, speakers): Marcelo Pivovar é CTO na Oracle, Bárbara Calixto é CMO na Wallbox Chargers, enquanto José Saad Neto atua como head de insights na GoAd Media.
Consultando materiais de empresas que são referência em inovação e contando com a ajuda do professor Rafael Chanin, líder do Tecnopuc Startups, GZH preparou o glossário da South Summit, com expressões que os participantes devem ouvir por lá:
Aceleradora: organização que fornece capital financeiro e intelectual (chamado de smart money) para novas empresas inovadoras, muitas vezes em troca de uma participação minoritária no futuro.
Agtech ou agritech: startup que visa automatizar processos e otimizar o setor agropecuário.
B2B: Business to Business, denomina negociações realizadas entre empresas.
B2C: Business to Consumer, comércio direto entre a empresa produtora e o consumidor final.
Big techs: são as grandes empresas de tecnologia que dominam o mercado, como Google, Amazon, Apple e Meta (Facebook).
Bootstrap: desenvolvimento de uma startup sem investimento de terceiros, utilizando o capital dos sócios, somente. Não confundir com a ferramenta que organiza e gerencia o layout de um site, que leva o mesmo nome.
Business Model: é o método usado para determinar os passos seguintes para a expansão de uma startup.
CEO: Chief of Executive Officer, é o diretor executivo ou presidente da empresa.
Chairman: presidente do Conselho de Administração.
CMO: abreviação de Chief Marketing Officer, ou seja, diretor de marketing.
CRM: Customer Relationship Management, é o gestor de relação com os clientes.
CTO: Chief Technology Officer, ou seja, diretor da área de tecnologia de uma empresa.
Cyber Segurança: tecnologia aplicada à segurança contra ataques cibernéticos ou fraudes em empresas.
Deep Tech: tecnologias mais avançadas ou complexas (muitas vezes ligadas a grandes pesquisas científicas).
EdTech: startups do setor da educação, que atuam em instituições de ensino físicas ou online.
ESG: sigla para environmental, social and governance, trata-se das práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização.
Head: é “cabeça” em inglês. Refere-se a cargos de líderes dentro de uma empresa, como head of sales (gerente comercial), head de inteligência de negócios e head de tecnologia.
Investidor anjo: empreendedor que destina parte dos recursos que já obteve para investir em novas empresas, além de compartilhar sua experiência para apoiá-las.
Lean startup: em português, startup enxuta. Conceito difundido por Eric Ries sobre conjunto de processos usados para o desenvolvimento de produtos e mercados, aliando desenvolvimento ágil de software, desenvolvimento de clientela e plataformas de software.
Fintech: abreviação para financial technology. É uma startup ou empresa que desenvolve produtos financeiros totalmente digitais, diferenciando-se pelo uso de tecnologia.
Foodtech: startup que busca soluções tecnológicas voltadas ao setor alimentício.
Greentech: tecnologias que favorecem a preservação do meio ambiente e ajudam a diminuir o impacto ambiental.
Healthtech: startup voltada à saúde e ao bem-estar da população, incluindo gestão hospitalar e clínica.
Insurtech: tecnologia aplicada ao setor de seguros, visando a automação, otimização ou digitalização de processos, além da criação de novos produtos.
Retailtech: soluções em tecnologia aplicadas ao mercado de varejo e e-commerce.
Machine learning: em português, aprendizagem de máquina. Conceito associado à inteligência artificial, é a capacidade dos computadores de “aprender” de forma autônoma, com a ajuda de algoritmos.
MarTech: tecnologia aplicada às áreas de marketing, mídia e publicidade.
NDA: Non Disclosure Agreement, ou seja, acordo de não divulgação. Refere-se à confidencialidade que os investidores e as empresas assinam.
OKR: sigla para Objetivos e Resultados Chave (Objectives and Key Results), são métricas de validação usadas para mapear e medir os objetivos e resultados do negócio.
Pitch: apresentação curta sobre o negócio.
Player de mercado: empresa que tem relevância no ramo em que atua.
RegTech: tecnologias aplicadas a auxiliar empresas e pessoas a seguir em conformidade com regulamentações e leis e otimizar processos na área jurídica, conectando os players desse setor.
Real Estate: tecnologias voltadas tanto para o setor de construção como para o setor imobiliário.
Round: rodada de investimento.
SaaS: Software as a Service. É a disponibilização de softwares e soluções de tecnologia por meio da internet, como um serviço.
Speech: discurso, palestra.
Speaker: palestrante.
Supply chain: traduz-se por “cadeia de suprimentos”. São tecnologias e processos da cadeia logística, desde a fabricação até a entrega ao consumidor.
Spin-off: negócio que se originou dentro de outra empresa e se tornou independente.
Startup camelo: negócio que se adapta rapidamente a mudanças e aos cenários de crise.
Startup dragão: é uma startup agressiva, que tem foco de chegar ao valor de mercado de US$ 1 bilhão em uma única rodada de financiamento.
Startup zebra: tipo de empresa que busca uma competição mais saudável com crescimento sustentável.
Unicórnio: startup que atinge uma avaliação de mercado (valuation) de pelo menos US$ 1 bilhão.
Venture Capital (VC): mercado de investimento de risco, que tem como características a inovação e pelo alto potencial de retorno. O termo também é usado para nomear o investimento de risco feito por um fundo de venture capital.