Em 2006, um casal de noivos decidiu que não queria ganhar os tradicionais presentes dados em casamento, como objetos para casa. Como alternativa, propuseram que amigos e familiares se unissem em um "superpresente", uma grande vaquinha para promover a festa de união do casal.
Foi essa ideia embrionária, criada às vésperas de um casamento, que três anos depois deu início à plataforma Vakinha, fundada em 2009 pelo então noivo Luiz Felipe Gheller e o amigo Fabrício Milesi. De origem gaúcha, hoje o Vakinha é considerado um dos maiores site de arrecadação online do Brasil e, diariamente, dá espaço para que cerca de 3 mil campanhas sejam criadas.
De acordo com Flávio Steffens, que se juntou ao negócio em 2015 e é um dos speakers do South Summit, evento que acontece em Porto Alegre nos dias 4, 5 e 6 de maio, hoje a plataforma vai além. É utilizada para divulgar campanhas e arrecadar fundos de diversas causas, como proteção animal, solidariedade, financiamento de projetos independentes e saúde. Qualquer pessoa pode criar uma campanha pela plataforma. O público ajuda nas doações por meio de pagamentos online. Já a empresa se mantém por meio de uma comissão em cada valor doado.
Entre as campanhas realizadas pela plataforma, o diretor de relacionamento relembra a arrecadação de fundos para pagar um medicamento contra a atrofia muscular espinhal (AME), que custava R$ 3 milhões em 2017. Com a ajuda de doações vindas pelo Vakinha, a família conseguiu pagar o tratamento. Hoje, campanhas de familiares de crianças com AME são frequentes na plataforma.
"Não é só motivação que vai fazer a diferença"
Relembrando um dos seus primeiros passos no empreendedorismo, quando criou um site para as construtoras realizarem vendas pela internet, o palestrante do South Summit considera-se um "especialista em fracasso".
— A gente lançou uma solução para as construtoras poderem vender pela internet. Só que a gente nunca parou pra perguntar se elas realmente queriam vender pela internet né? A gente cria soluções para problemas que não existem. Quando, na verdade, o que a gente tem que fazer é pensar primeiro no problema para não propor uma solução, mas várias soluções possíveis — ressalta.
Sobre o processo de empreendedorismo, Steffens defende que não basta motivação, mas também estudar o cenário:
— Quando tu fracassa como eu fracassei de uma maneira catastrófica, que eu perdi um ano da minha vida e R$ 50 mil, eu comecei a perceber que não é só motivação que vai fazer a diferença. A motivação não vai fazer diferença nenhuma, vai ser um fator a mais que vai fazer teu negócio dar certo, mas não o principal.
South Summit
Com o status de maior evento do país na área da inovação, o South Summit Brasil – encontro global entre startups, especialistas e investidores – será realizado de 4 a 6 de maio, nos armazéns 4, 5 e 6 do Cais Mauá, em Porto Alegre. A compra de ingressos acontece exclusivamente pelo site oficial do evento, que pode ser acessado neste link. No evento, o diretor de relacionamento do Vakinha falará sobre crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo.
— Porto Alegre é uma cidade muito inovadora em em vários aspectos, a gente tem grandes empresas e grandes nomes de empreendedores que surgiram aqui. (O South Summit) é uma oportunidade única para as pessoas poderem participar, conhecer essa questão da inovação e fomentar o empreendedorismo. Esse tipo de evento te ajuda a entender como é que aquela tua pequena ideia, que tu acha que não vai causar impacto nenhum, pode causar um impacto na vida das pessoas. Como foi o próprio Vakinha — destaca.