Com o status de maior evento do país na área da inovação, o South Summit Brasil – encontro global entre startups, especialistas e investidores – será realizado de 4 a 6 de maio, nos armazéns 4, 5 e 6 do Cais Mauá, em Porto Alegre.
Serão diversas atrações para o público, como, por exemplo, um marketplace para produtos e serviços, workshops, reuniões com a possibilidade de empreendedores e investidores ficarem frente a frente para apresentar suas ideias, conversar sobre o ecossistema nos quais estão inseridos e trocar experiências. Também acontecerão um concurso de ideias de startups e palestras com referências locais sobre empreendedorismo.
Para acessar o local não será obrigatório o uso de máscara de proteção facial, mas o visitante deverá apresentar a carteira de vacinação.
Competição
Foram inscritas 990 startups de 76 países para o evento. Desse total, saíram 50 finalistas para a competição na capital gaúcha. De todo o conjunto, 45% delas são brasileiras, e as demais 55% vêm de países como Argentina, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Reino Unido e Turquia. Foram avaliados cinco critérios para a escolha: inovação, escalabilidade, time, viabilidade do modelo de negócios e investibilidade. As avaliações receberam notas de 1 a 6, e as startups com melhores pontuações estão na final.
Para a competição, as verticais serão divididas em cinco rodadas, compostas de 10 a 15 pessoas, nas quais as finalistas estão distribuídas da seguinte maneira: digital solutions (soluções digitais), climateTech (tecnologia climática), future of work (futuro do trabalho), industry 5.0 (indústria 5.0) e fintech & e-commerce (tecnologia financeira e comércio eletrônico). Uma nova banca de jurados, composta por 60 avaliadores, acompanhará as disputas.
As 50 startups finalistas terão a oportunidade de dar visibilidade aos seus projetos, bem como ter acesso aos fundos de investimento participantes. Na história do South Summit, 25 mil startups já participaram das disputas. Um total de US$ 8,8 bilhões já foi investido em finalistas das edições anteriores, dos quais seis projetos se tornaram unicórnios e outros 46 foram vendidos. Para quem não é da área e não tem ideia do que isso signifique, unicórnio é uma expressão reservada àquelas raras startups que atingiram o valor de mercado de US$ 1 bilhão, o que é algo bastante representativo.
Os finalistas das edições anteriores alcançaram mais de US$ 6 milhões em investimentos, além de fechar acordos com outras empresas de diversos setores. A estimativa para este ano é de que grande parte das finalistas saia do evento investida por algum dos 90 fundos de investimento, dos quais 18 são internacionais, além de poderem integrar uma carteira de US$ 62 bilhões previstos para a América Latina e uma centena de corporações parceiras possíveis.
O público que decidir prestigiar o South Summit Brasil terá, ainda, a possibilidade de acompanhar os mais de 450 palestrantes – 50 desses são do Exterior. As palestras serão em inglês e haverá tradução simultânea pelo aplicativo oficial do evento. Também estão confirmados 12 unicórnios para a atual edição (outros dois podem entrar nessa lista).
Expectativa
O presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, afirma que houve uma grande mobilização entre diversas áreas da sociedade e dos governos municipal e estadual para a realização do evento. E diz o que espera de todo esse esforço:
— Queremos que Porto Alegre seja conhecida como a cidade das startups. É importante termos um ambiente para o empreendedorismo, universidades parceiras no projeto e muitas startups.
Espaços no Cais Mauá
Os principais pontos de concentração das atividades estarão na Arena Stage, que ficará no armazém A6 (o mais próximo ao Cais Embarcadero), onde estará o palco principal e acontecerá a cerimônia de abertura (no dia 4, às 18h), além de outras ações. O Marketplace, situado no A5, abrigará as exposições comerciais, os estandes dos expositores e as marcas participantes. O espaço chamado de Next Big Thing (A4) sediará a competição internacional de startups.
Além desses, serão oferecidos o Growth Stage (exclusivo para convidados), Demo Stage, Corner Stage, Business Lounge (exclusivo para executive e business), foodtrucks, Sala de Imprensa, Interview Área e a área de Meeting 1:1.
— Um dos motivos que optamos por fazer no Cais era por ter a perspectiva de deixar para a cidade espaços funcionais que possam ser utilizados para outras iniciativas. Já vimos aqui eventos esportivos, Bienal do Mercosul e Feira do Livro — cita o diretor-geral do South Summit Brasil, Thiago Ribeiro.
Entre os mais variados tópicos de conteúdo na área da inovação estão linhas como agritech & healthtech, industry 5.0, fintech, retailtech & foodtech, sustainability & ESG, society e innovation & ecosystem (confira abaixo o que abordam). Tudo será discutido e exibido em um espaço de 12 mil metros quadrados, distribuídos por cinco palcos. Os três armazéns do Cais Mauá passaram por melhorias e adequações realizadas pela iniciativa privada.
A publicidade em torno do South Summit Brasil também será robusta. Estão previstos mais de 3 mil pontos de mídia OOH e DOOH espalhados por todo o país. Tanto a OOH quanto a DOOH buscam chamar atenção em locais de grande movimentação ou de longo tempo de permanência. Por exemplo, grandes avenidas, shoppings, aeroportos, bares e estações de metrô. Mais de 250 inserções deverão ser veiculadas na mídia nacional e da América Latina.
Ingressos
A compra de ingressos acontece exclusivamente pelo site oficial do evento, que pode ser acessado neste link. Quem quiser ir ao evento e comprar a entrada na hora também terá essa chance. Os organizadores, porém, informam que isso só será possível se as inscrições não estiverem esgotadas. Os valores variam de acordo com o tipo de ingresso. Confira:
- Executive: R$ 5.000 (esgotado)
- Business: R$ 3.500 (esgotado)
- Attendee: R$ 500
- Visitor: R$ 100
Conforme a programação oficial do evento, os principais tópicos abordam as seguintes questões:
RetailTech & FoodTech - Enfoca as tendências no relacionamento entre consumidores, varejistas e tecnologia. O objetivo é mostrar o consumismo de forma consciente e como os varejistas podem atuar pela sustentabilidade.
AgriTech & HealthTech - Aborda o ciclo da agricultura e como os novos dispositivos ajudam a tomar decisões inteligentes com base em dados e tecnologia.
Innovation & Ecosystem - Reflete sobre as diferentes fórmulas do ecossistema que estão trabalhando e projetando o futuro para uma realidade sustentável.
Sustainability & ESG - Aborda como as empresas devem prosperar, levando em conta a mentalidade sustentável com a força do crescimento e desenvolvimento.
Fintech - Análise dos avanços tecnológicos que estão revolucionando o setor financeiro, em que é necessário entender o papel que consumidores, empresas e investidores desempenham nessa nova era das finanças.
Industry 5.0 - Pauta na área da sustentabilidade que oferece uma visão da indústria que visa, além da eficiência e produtividade, a contribuição da indústria para a sociedade.
Society - Reflete sobre o desenvolvimento inteligente das sociedades, levando em consideração seus aspectos econômicos, políticos e culturais, no âmbito do crescimento sustentável.
As 50 startups finalistas
Soluções digitais
- ChatClass
Diário Escola
Genially
NtechLab
FySelf ÖU
Int6 Technology
Postoplan
SoMin.ai
Trakto
Bridger Lab
Quibble
Tecnologias climáticas
- Eco Wave Power
HomeCarbon
myWaste.app
Solubio
Uali
Syntalgae
Therminer
Trashin
Warden Machinery
Fox Iot
Indústria 5.0
- Aceros Maquinados
AIPER
ARPAC
Augen Engenharia
Cropman
MIFOOD ROBOT
Pix Force
BoomaTech
Connect Bio
Startups financeiras (fintechs) e e-commerce
- Abbiamo
Aerialoop
Apres
BLEET
Carryt
Delta Global
Reworth
naPorta
SolidBlock
YOURS Bank
Tecredi Tecnologia
Futuro do trabalho
- Agidesk
Aprix
Hortify
Startup Mundi
Omnix SpA
Talentu
Seccuri
SLANG
Talent Academy
Unicórnios confirmados
- Andre Street - Cofounder Stone
- Sergio Furio - Founder & CEO Creditas
- Paulo Alencastro - Cofounder Único
- Jean Sigrist - Presidente do Conselho de Administração Neon
- Alphonse Voigt - Cofounder e Executive Chairman EBANX
- Reinaldo Rabelo - Cofounder e CEO Mercado Bitcoin
- Thomaz Srougi - Founder President Dr. Consulta
- Roger Laughlin - Founder & Brazil CEO Kavak
- Federico Vega - CEO Frete.com
- Alexandre Ferraz - VP Marketing Loft
- Marcos Freire Gurgel - Director of Corporate Ventures & Open Innovation Ifood
- Bárbara Calixto - CMO Wallbox
Saiba mais
O South Summit se iniciou em 2012, há uma década, em Madri, na Espanha. A missão era transformar o ecossistema espanhol com a proposta de conexão global entre startups. Conhecido como uma plataforma global de inovação e conexões entre os principais participantes desse segmento, o South Summit já movimentou cerca de US$ 8,2 bilhões em investimentos.
Foram mais de 20 mil participantes e de 8 mil empresários na última edição. Desses, 7 mil deles eram corporativos e 1,6 mil investidores com carteira de investimentos de US$ 135 milhões. A fundadora e CEO do South Summit, María Benjumea, esteve em Porto Alegre em 2021, acompanhada pela CEO Marta del Castillo. As duas vieram tratar dos preparativos e detalhes da feira.
O South Summit Brasil tem a realização do South Summit Innovation Business, em parceria com o IE. Entrepreneurship e a 4all Tecnologia. O governo estadual é correalizador, enquanto o patrocínio é da prefeitura da Capital. Após Porto Alegre sediar a feira, o evento irá para Madri, onde nova edição será realizada em junho.
Serviço:
- O que: South Summit Brasil
- Quando: de 4 a 6 de maio
- Onde: armazéns 4, 5 e 6 do Cais Mauá
- Horário: das 9h às 19h30min
- Endereço: Avenida Mauá, 1.050, Centro Histórico
- Acesso: a melhor opção é entrar a pé ou de carro pelo estacionamento do Cais Embarcadero
- Informações e ingressos: www.southsummitbrasil.com
- Obs: cada ingresso dá direito à entrada nos três dias do evento
Para negociar um espaço em um estande, a empresa interessada deve entrar em contato pelo e-mail business@southsummit.com para a possibilidade ser avaliada.