Os armazéns 4, 5 e 6 do Cais Mauá estão prontos para abrigar o South Summit Brasil – encontro global de inovação –, que ocorrerá de 4 a 6 de maio, em Porto Alegre. Nesta terça-feira (19), os governos municipal e estadual, além dos organizadores, entregaram os espaços com adequações estruturais para a realização do evento.
— Trocamos 70% das telhas dos três conjuntos de armazéns e todo o madeirame, que faz a sustentação do telhado, e uma parte importante do forro. Além disso, foi feita uma recuperação nos portões de ferro, em que foram trocadas as calhas, e realizada a pintura para preservação, além de lavagem e limpeza dos espaços — explica o diretor-geral do South Summit Brasil, Thiago Ribeiro, estimando que cerca de 20 mil pessoas visitarão o local durante o evento.
O South Summit Brasil será distribuído pelos três armazéns, localizados nas proximidades do Cais Embarcadero. A Arena Stage ficará no A6, onde estará o palco principal e acontecerá a cerimônia de abertura, além de outras atividades. O Marketplace, situado no A5, abrigará as exposições comerciais, os estandes e as marcas participantes. Por sua vez, o Next Big Thing (A4) sediará a competição internacional de startups.
— Será o maior evento de inovação internacional do nosso país — prevê o presidente do South Summit Brasil, José Renato Hopf, destacando que os organizadores deixarão as reformas nos armazéns como legado para a sociedade gaúcha.
A página oficial do evento se refere à capital gaúcha como um polo de inovação, citando o Instituto Caldeira, localizado no 4º Distrito, e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). Também destaca o Pacto Alegre, movimento que reúne os setores público e privado, sociedade civil e universidades em uma ação conjunta para promover a inovação e o empreendedorismo.
Mais de mil startups de 76 países se inscreveram e agora as 50 finalistas competirão em Porto Alegre. São mais de 450 palestrantes confirmados, sendo que 50 deles vêm do Exterior. Também estarão na cidade 14 unicórnios – expressão reservada àquelas poucas startups que conseguem atingir o valor de mercado de US$ 1 bilhão. Durante os três dias, das 9h às 19h30min, os armazéns contarão com diversas atividades. A cerimônia de encerramento será às 15h do dia 6.
Questionado sobre a segurança do evento, o governador Ranolfo Vieira Júnior antecipou uma ação imediata para beneficiar o aparato das forças policiais:
— Estamos entregando, para a Brigada Militar, 60 viaturas blindadas, na próxima sexta-feira (22), para já serem usadas durante o evento.
O vice-prefeito Ricardo Gomes, representando o prefeito Sebastião Melo, que está em viagem ao Rio de Janeiro, para conhecer a modelagem da concessão de água e esgoto, enalteceu a realização da atração no Cais:
— Nada melhor do que fazer esse evento nos pavilhões do Cais, que são o símbolo de uma era que já passou. É o maior sinal da transformação de Porto Alegre.
O secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, explicou que, após a realização da feira de inovação, os armazéns serão devolvidos ao Estado. As estruturas foram adequadas com o apoio de entidades e da iniciativa privada, que receberam como agradecimento réplicas em miniatura dos armazéns nesta terça.
— Os armazéns poderão ser utilizados pelo governo estadual e pela própria prefeitura em outros eventos ligados à cultura e ao turismo — disse Gastal.
Após a apresentação, ocorreu uma visita ao armazém A6, onde foi possível observar as melhorias feitas no telhado, nos portões de ferro e em outros pontos da estrutura. As autoridades presentes tiraram uma foto no lado externo do local, às margens do Guaíba, para marcar a data.
Revitalização do Cais Mauá
A consulta pública sobre a revitalização do Cais Mauá estará aberta até sexta-feira (22). A audiência pública ocorre no dia 28. O secretário extraordinário de Parcerias do Estado, Leonardo Busatto, afirmou que o processo de concessão do espaço foi encaminhado para o Tribunal de Contas, que agora tem 90 dias para analisar e responder.
— Após a aprovação do Tribunal de Contas, poderemos publicar o edital, o que deve ocorrer até julho. Em setembro, deve haver o leilão e, até o fim do ano, esperamos assinar o contrato — estima.
Informações sobre o edital e o contrato, além dos estudos do projeto, estão disponíveis neste link.