A primeira edição em Porto Alegre do South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, já começou para o setor do turismo. Nesta quinta-feira (17), quase dois meses antes do início do ciclo de painéis e workshop na Capital, cerca de cem empreendedores ligados a cultura, gastronomia e hotelaria reuniram-se no Instituto Caldeira para alinhar estratégias a serem utilizadas em maio, quando a expectativa é que entre 5 mil e 8 mil pessoas participem dos três dias de programação — pelo menos 30% deste público formado por turistas.
— O resultado pretendido por nós é impactar 20 mil pessoas na cidade, envolvendo serviços e comércio que vão atender as pessoas que vêm de fora. Vamos mostrar ao setor de entretenimento, gastronomia, cultura e outros quanto o evento vai mexer positivamente na rotina de todo na cidade, sendo até um ponto de referência para atração de público ao longo do ano — explica o diretor de relacionamento e negócios da 4All e um dos organizadores do South Summit em Porto Alegre, Thiago Ribeiro.
Ribeiro quer buscar inspiração em Austin, no Texas, atual sede da South by Southwest (SXSW), feira mundial com edição anual em março. A cidade norte-americana aproveitou o movimento de pessoas em busca de conteúdo e conexões sobre inovação para mostrar seu potencial turístico.
Em Porto Alegre, o objetivo é compartilhado também pela prefeitura. O primeiro trimestre de 2022 ficou marcado por lançamentos comerciais e flexibilizações legais no Quarto Distrito e Centro Histórico, regiões consideradas estratégicas para a modernização da cidade, na visão do Executivo municipal.
— O ambiente de inovação é colaborativo, tanto na organização quanto na amostra de resultados. O South Summit foi trazido para Porto Alegre por um esforço conjunto das autoridades e empreendedores do setor. Agora, o desafio é preparar a cidade para recebê-lo — explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
A pasta e o governo estadual estiveram representados no Instituto Caldeira para transmitir aos empresários do turismo sua garantia de que os serviços públicos funcionarão no final de semana do evento. Entre os dias 4 e 6 de maio, equipes de trânsito, limpeza urbana e demais estruturas públicas atuarão para potencializar as atrações preparadas por restaurantes, agências de viagem, hotéis e demais empreendimentos voltados para a cultura.
— Não é um evento de Porto Alegre, mas, sim, um evento global em Porto Alegre. É importante que não percamos essa perspectiva e quais instâncias que ela mobiliza — complementou o secretário estadual de Planejamento, Governança e Gestão do RS, Claudio Gastal, na abertura do evento preparatório desta quinta.
O painel mais técnico da manhã de conversas no Instituto Caldeira foi ministrado pelo CEO da Wines Locals, Diego Fabris. O empresário compartilhou dicas práticas para atrair e fidelizar os clientes que virão de fora para Porto Alegre à nossa gastronomia e maneiras de consumir lazer. A ideia de realizar as próximas quatro edições anuais representa uma oportunidade contínua para quem souber aproveitar o público que esse festival de inovação trará à cidade, ele projeta.
Espaços como a orla do Guaíba e roteiros como os Caminhos Rurais, na Zona Sul, ou a Rota Cervejeira, na Zona Norte, são as alternativas mais consolidadas na Capital. Ribeiro ainda projeta que empresários do setor turístico também encontrarão conteúdo interessante para seus negócios na programação do South Summit. Ele comenta que estando mais ou menos próximos a esses locais físicos consolidados como atrações da cidade, o ambiente digital cria possibilidades ainda desconhecidas para quem empreende com o lazer de visitantes em solo gaúcho.
— Por ser voltado à tecnologia, acaba envolvendo todos setores da economia e mostrando alternativas positivas para inovações — analisa o gestor.