Desde sábado (12), o muro da Mauá, no Centro Histórico, passou a receber uma movimentação maior. Funcionários do consórcio Sinergy/HMídia começaram a trabalhar nas novas imagens que irão compor a estrutura de concreto.
Elas estarão prontas até dia 26. O tema principal será o aniversário de 250 anos de Porto Alegre. A grande novidade é a instalação de cinco painéis eletrônicos no trecho de 750 metros entre o pórtico de entrada do Cais do Porto e o acesso ao Embarcadero. Eles serão chamados Janelas Digitais e transmitirão vídeos com dicas culturais de cinema, música, filosofia, teatro, dança, além de informações relevantes da prefeitura aos cidadãos.
Além deles, 13 novos grafites, fotos e artes vão substituir as imagens inauguradas em outubro do ano passado. O objetivo é ampliar a identidade cultural, a diversidade de expressões, as belezas naturais e os sentimentos dos porto-alegrenses.
Os cinco artistas visuais e gráficos escolhidos - Cusco Rebel, Laura Loyola, Mitti Mendonça (Mão Negra), Soul Chamb e Viti Grosman - criaram obras exclusivamente para esta etapa do projetos. Também participarão os fotógrafos Alexandre Raupp, Fabian Gloeden, Heloisa Medeiros, Raul Krebs e a dupla formada por Ita Kirch e Simone Blauth.
A proposta de adoção do espaço é trocar os temas do muro a cada quatro meses. Na primeira etapa, as imagens contavam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidas por museus e pinacotecas gaúchas. Já as próximas fases vão focar em momentos marcantes, características da gente porto-alegrense e da cultura local e, claro, ainda mais personalidades.
- Cada vez que passo em frente ao Muro, vejo as pessoas contemplando as telas, ciclistas parando para fazer fotos, pedestres curtindo a caminhada, aproveitando este símbolo da cidade agora, que se tornou em um espaço democrático de qualidade ao ar livre -, destaca o diretor da Sinergy, Eduardo Ferreira.
As empresas CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, Lojas Pompéia, Renner, RBS, Sebrae RS, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vero (Banrisul), Vivo e Warren, junto do consórcio, garantem a viabilidade financeira do projeto, que prevê dois anos de concessão, a ser estendida por outros dois anos.
- Todo iluminado, ele é um lugar a ser usufruído com segurança pelos porto-alegrenses e por quem vem do interior ou de outros estados conhecer a capital -, ressalta o diretor da HMídia, João Pedro Nunes da Silveira.
O "novo" muro
A revitalização do Muro da Mauá é uma solução provisória à estrutura: o edital de concessão que o governo do Estado lançará para o Cais Mauá deve incluir a diminuição ou até mesmo a demolição do muro. Estudos contratados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) avaliaram alternativas. A definição, porém, vai ser dada pelo concessionário do cais, após aprovação do governo do Estado e da prefeitura.