Após Porto Alegre aparecer entre as 25 principais tendências de destino para atividades turísticas do Brasil em 2022, conforme publicação de fevereiro do Ministério do Turismo, iniciativas como a revitalização da orla do Guaíba parecem enfim estar repercutindo na atratividade da capital gaúcha. Mas o que mais é necessário para colocar Porto Alegre definitivamente no alvo dos turistas? Autoridades e especialistas analisam a questão e o que pode alavancar de vez o setor e consolidar a cidade nessa área.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), o perfil de interesse do visitante de Porto Alegre, em geral, caracteriza-se pela procura por viagens em família ou em pequenos grupos de amigos. A busca é por atividades de lazer e ao ar livre, como piqueniques e passeios de barco.
— O destino de Porto Alegre foi elencado pelo Ministério do Turismo como tendência para 2022, por conta de sua excelente estrutura hoteleira e produtos da cidade que atendem muito bem os setores de turismo de experiência e gastronômico. Há ainda diversos parques que possibilitam aos viajantes contato direto com a natureza da capital gaúcha, muitos deles com diversas opções de atividades de esporte, lazer e cultura — avalia Michel Daros, diretor de Negócios da Coobrastur, que reposicionou sua marca e agora se chama Coob+.
O fluxo de turistas que visitam Porto Alegre está concentrado em um entorno de cerca de 200 quilômetros, mas também vem gente de outras partes do mapa gaúcho. A maior procedência de visitantes do resto do país é oriunda das regiões Sul e Sudeste.
— Porto Alegre é aquela cidade que não está descortinada para o turista saber o que tem para fazer. Mas, quando a gente conhece, ela conquista e cativa com diversos atrativos para vários públicos. O que falta é esclarecer isso para as pessoas. Desde o tradicionalista ao alternativo, é a capital do rock gaúcho e da orla. Também é a capital que possui interior, parques, noite interessante, excelentes restaurantes e ruas para serem curtidas — elogia a turismóloga e consultora de turismo Ivane Fávero.
Conforme a especialista, o passeio de ônibus da Linha Turismo precisa ser retomado, enquanto o Centro Histórico necessita ser limpo e oferecer segurança. A turismóloga ainda estende a sugestão de visitação em conjunto para outros lugares:
— Temos um destino turístico na capital do Rio Grande do Sul que pode, muito bem, se integrar a atrações que são oferecidas na Serra — diz.
Precisamos de um portal novo para as atrações turísticas da cidade. As pessoas necessitam de algo fácil para acessar e saber o que há para conhecer. E reforçar os produtos turísticos, como os caminhos rurais ou as rotas cervejeiras, com informações
LUIZ CARLOS PINTO DA SILVA FILHO
Secretário municipal de Inovação
Um termômetro do setor são as mais de 730 pessoas que passaram pelo Centro de Informações Turísticas (CIT) do Mercado Público desde a sua reabertura, em 24 de janeiro. Daqueles que visitaram o local, 40% são porto-alegrenses, 35% vieram do Interior, enquanto 25% são visitantes de outros Estados e países. Os dados da prefeitura dizem respeito ao primeiro mês de reabertura do lugar. O CIT estava fechado desde março de 2020, em função da pandemia. Em 2019, a média mensal de visitantes no CIT era de 500 pessoas.
O secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, cita uma série de mudanças que podem consolidar Porto Alegre como um forte destino turístico. As transformações englobam ações simples com outras inspiradas em cidades onde o turismo é mais intenso.
— Precisamos de um portal novo para as atrações turísticas da cidade. As pessoas necessitam de algo fácil para acessar e saber o que há para conhecer. E reforçar os produtos turísticos, como os caminhos rurais ou as rotas cervejeiras, com informações. Um roteiro gastronômico com festivais organizados. Uma possibilidade é desenvolver o caminho da inovação na cidade, porque temos o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Tecnopuc), o Nau Live Spaces e o Revolution Hub, entre outros, para um tipo de turismo específico. Além disso, as pessoas precisam receber treinamento, e os serviços, em inglês, terem visibilidade. As coisas devem ser fáceis para quem vem conhecer a cidade — sugere o também coordenador do Pacto Alegre.
Acostumado a pensar as questões urbanas em termos arquitetônicos, Luiz Carlos, que atua ainda como diretor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), reconhece que a recuperação da Orla foi algo muito importante, assim como a promoção de futuras transformações no Centro Histórico e no 4º Distrito também serão, especialmente no entorno da área onde fica situado o Instituto Caldeira. São ações que podem ampliar o turismo na cidade.
Porto Alegre é aquela cidade que não está descortinada para o turista saber o que tem para fazer. Mas, quando a gente conhece, ela conquista e cativa com diversos atrativos para vários públicos. O que falta é esclarecer isso para as pessoas
IVANE FÁVERO
Turismóloga e consultora de turismo
— Podemos trabalhar elementos da nova arquitetura e o marketing. A marca de Porto Alegre é a cereja do bolo — observa, sugerindo ainda roteiros integrados com a Serra, desenvolvimento de um Natal mais consistente na Capital e aproveitar o que a cidade oferece na área da economia criativa e das artes.
Ele também destaca a chamada inteligência de dados. Para o especialista, os gestores precisam conhecer o perfil dos turistas que visitam Porto Alegre, algo que Buenos Aires, capital da Argentina, realiza de forma competente há muito tempo.
Eventos como a feira internacional de Inovação South Summit, que acontecerá em Porto Alegre entre 4 e 6 de maio, também somam quando o tema é alavancar o turismo. Segundo estimam os organizadores, a expectativa é a cidade receber cerca de 5 mil pessoas para as 150 palestras previstas, com a presença de mais de 300 convidados.
— Porto Alegre tem uma potencialidade muito grande para o turismo. A Capital possui gastronomia, rio, praças, parques e cultura. Ou seja, tem tudo o que uma pessoa precisa para visitar. A segurança também é importante porque, caso contrário, o turista não vem. E não se atrai turistas apenas com ações do setor público. A iniciativa privada entra junto. Antes da pandemia da covid-19, por exemplo, Porto Alegre era o destino mais procurado do país para o turismo de negócios. Queremos seguir nessa liderança e ampliar o turismo em geral — afirma o prefeito Sebastião Melo.
O que é jornalismo de soluções?
É uma prática jornalística que abre espaço para o debate de saídas para problemas relevantes, com diferentes visões e aprofundamento dos temas. A ideia é, mais do que apresentar o assunto, focar na resolução das questões, visando ao desenvolvimento da sociedade.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni, enumera uma série de medidas práticas que estão sendo realizadas para potencializar o setor:
— Um dos principais eventos de inovação do mundo acontecerá pela primeira na América, e aqui em Porto Alegre: a South Summit, nos pavilhões do Cais do Porto. Além disso, o trecho 3 da Orla está entregue, assim como o Cais Embarcadero e o novo muro da Mauá. O Mercado Público começa a ser restaurado. A área de gastronomia, rede hoteleira, cervejarias, tudo vem sendo bem preparado para receber os turistas. A Linha Turismo está sendo desestatizada para haver linhas ligando todos os destinos da cidade. A partir do aniversário de 250 anos, Porto Alegre será transformada em um grande destino turístico.
Os trechos totalmente revitalizados da Orla do Guaíba são bastante representativos de uma nova fase para a cidade e funcionam como opções de lazer tanto para os porto-alegrenses quanto para os turistas.
— Porto Alegre ocupa com muita justiça essa relação dos principais destinos pela diversidade de ofertas que apresenta, como as riquezas culturais e arquitetônicas. A orla do Guaíba, onde temos o belo pôr do sol, foi repaginada. Há os caminhos rurais e as cervejarias, além da revitalização do 4º Distrito — aponta o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini.
O turismo tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, principalmente pela orla do Guaíba, que chama muito a atenção das pessoas. Uma das falhas que tínhamos aqui em Porto Alegre era não termos os serviços receptivos em qualquer dia da semana
EVANDRO COSTA
Guia de turismo
O chefe da pasta no Estado pondera que é preciso melhorar a forma como a capital gaúcha se divulga:
— Precisamos recontar a história de Porto Alegre. Tem muita coisa que passa despercebida quando um visitante vem fazer turismo em Gramado, ou alguém fica na Capital em função do seu trabalho, e passa rapidamente por aqui.
O Centro Histórico e o 4º Distrito também deverão receber investimentos financeiros depois da aprovação do aporte feito por meio da Comissão de Financiamentos Externos com o Banco Mundial (Bird) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), em outubro de 2021. O Ministério da Economia aprovou um cofinanciamento de US$ 152 milhões (cerca de R$ 775 milhões) para Porto Alegre – a maior operação de crédito da história da Capital.
Mas nem tudo se resume ao lado financeiro, e medidas simples também têm elevado Porto Alegre de status, em especial depois de certas correções feitas ao longo do tempo.
— O turismo tem se desenvolvido bastante nos últimos anos, principalmente pela orla do Guaíba, que chama muito a atenção das pessoas. Uma das falhas que tínhamos aqui em Porto Alegre era não termos os serviços receptivos em qualquer dia da semana. Os serviços de algumas conduções no próprio Centro Histórico e nos caminhos rurais eram esporádicos e ofereciam atividades apenas em alguns finais de semana. A cidade vivia essa carência de possibilidades de se fazer turismo em qualquer dia da semana. E quando havia, os valores ficavam caros, porque eram feitos por pequenos grupos — recorda o professor Evandro Costa, que atua como guia de turismo e é um dos cofundadores do Viva+POA, empresa de turismo receptivo da Capital.
O guia acredita que o cenário tem mudado, e isso não se deve apenas à força do setor de eventos, que atrai público para a cidade. Há outras possibilidades à disposição:
— Na Orla há os turismos náutico e de contemplação. O Centro Histórico possui prédios conservados, museus e centros culturais. A zona rural da Capital teria ainda preservada 30% do seu território em área nativa, conforme o último censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além do ecoturismo natural por meio de caminhadas e trilhas por morros da Capital, como o São Pedro, o Santana e o da Tapera. Essas paisagens preservam os ambientes e são riquíssimas em atividades de turismo e desenvolvimento.
O profissional ainda relaciona as lendas urbanas e os cenários ligados à economia criativa no 4º Distrito. Ele acrescenta que o próprio Viva+POA oferece diversas experiências turísticas, como, por exemplo, o teatro de rua em que os personagens aparecem para contar as histórias, como a do famoso caso do açougueiro da antiga Rua do Arvoredo.
A importância da vacinação e da obrigatoriedade do passaporte vacinal para o ingresso em muitos pontos turísticos também foram apontados como fatores determinantes para as pessoas visitarem mais as cidades, como é o caso de Porto Alegre. O secretário municipal da Saúde, Mauro Sparta, reflete sobre essas expectativas dos visitantes.
— Porto Alegre é uma das capitais que mais vacina contra a covid-19 no país. Além disso, temos uma das melhores estruturas hospitalares e ambulatoriais do Brasil. Isso faz com que a cidade seja um local seguro tanto para viver quanto para visitar. Os turistas sempre serão bem-vindos. O nosso complexo de saúde está sempre presente e preparado para uma eventualidade — conclui.
Confira a relação dos 25 destinos citados na publicação do Ministério do Turismo, por ordem alfabética:
- Alter do Chão (PA)
- Belém (PA)
- Boa Vista (RR)
- Bonito (MS)
- Campos do Jordão (SP)
- Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante-GO)
- Fernando de Noronha (PE)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Gramado (RS)
- Ilhabela (SP)
- Jalapão (TO)
- João Pessoa (PB)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Paraty (RJ)
- Pirenópolis (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)
- Porto Seguro (BA)
- Praia Grande (SC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Serra da Capivara (PI)
- Ubatuba (SP)