Inspirada nas cores da paisagem composta pela água do Guaíba e o céu durante o pôr do sol, Horizontes foi a proposta escolhida por 60% dos votos entre três concorrentes na eleição virtual para a marca de Porto Alegre. Designers vinculados ao Pacto Alegre desenvolveram desde 2017 o conjunto de ideias, figuras e aplicações possíveis para o conceito da identidade visual que foi anunciada no Jornal do Almoço, da RBS TV, nesta quinta-feira (17).
As três opções de marca colocadas em votação escreviam a sigla POA em diferentes formatos para expressar três diferentes conceitos vinculados à cidade. A eleição recebeu mais de 10 mil votos.
Visualmente, as três letras da marca vencedora são divididas ao meio, horizontalmente, e coloridas de maneira que as bases delas sejam a água, e a parte superior, o céu alaranjado.
A proposta da Horizontes é dizer que a capital gaúcha é um local de encontros em diferentes níveis da convivência social.
“Um lugar para se conectar. Com a natureza da qual fazemos parte. Com a cultura inquieta das nossas ruas. Com a vibração das ideias em movimento. Um horizonte para se reinventar. Como sociedade justa, plural e inclusiva. Como cidade inovadora, sustentável e acolhedora. Como pessoas que colaboram, criam e se transformam”, diz trecho do manifesto de apresentação da identidade visual, escolhida em votação encerrada em 1º de fevereiro.
Marca virtual em expressão real
A primeira aparição física da marca, que foi doada à prefeitura para incorporar material digital vinculado ao turismo da cidade, deve ser a instalação de estruturas que servirão de molduras para fotos em pontos de visitação da cidade. Tal qual o letreiro IAMsterdam, na maior cidade da Holanda, ou as camisetas e produtos estampados com “I love NY” - com um coração no lugar do verbo -, há dezenas de utilizações possíveis e diversas envolvendo a nova marca de Porto Alegre.
Com o conjunto de cores, formatos e conceitos escolhidos, o Pacto Alegre procura empresas parceiras para patrocinarem as instalações e realizar ações tanto em ambiente digital quanto em paisagens reais da Capital.